17 de julho de 2013

O sono (ou a falta dele) e outras ameninades

Dia 4 além do meu niver, foi dia de consulta (Iêi \o) mega atrasada da Bebela dos 5 meses. Como esqueci de ligar pro plano de saúde no início do mês de junho para marcar a consulta próximo ao dia em que ela completaria 5 meses, acabei perdendo a vaga, e tive que aceitar a consulta com 13 dias de atraso (mãe de merda feelings). But, ok, um atraso não mata ninguém. Arrumei a pimpolha toda trabalhada no rosa e nos frufrus e fomos ao consultório. Chegando lá tanta gente faltou, que nem deu tempo de esquentar o banco da espera, e fomos logo ver a pediatra. Bebela está certinha na curva de ganho de peso, e um pouco acima da linha normal na curva de crescimento (minha modelete comprida). Ela está pesando 6.730Kg (engordou 500g), e medindo 65,5cm (cresceu 3,5cm), o que está ótimo para quem só mama nas peitchucas da mommy.
Conversamos sobre a introdução de alimentos, e a pediatra instruiu introduzir papinhas de fruta faltando 10 dias para completar 6 meses, mas fingi não ouvir. Cheguei até aqui, e não custa nada continuar exclusivo até o dia 21, até porque eu amo amamentar exclusivo, e meio que estou em negação e sofrendo ao ver o dia 21 se aproximando (faltam 5 dias, mas quem está contando??). Saber que ela não dependerá só de mim para se alimentar me deixa nostálgica e imaginando o quanto o tempo está voando, e logo ela será uma bebê "andante" que irá recusar meu peito (morri).
Após as trivialidades, tentei falar sobre a rotina do sono dela. Juro que repassei mentalmente mil vezes uma conversa imaginária que eu travaria com a pediatra, mais ou menos assim:
"eu: Dr. sobre o sono, minha filha praticamente não dorme. Ou melhor, praticamente não. Ela literalmente NÃO dorme em letras garrafais. Nem de dia, nem de noite, nem de madrugada. Só tira cochilos pequenos de 20 min. quando acaba de mamar, e desperta. Se eu a coloco no berço, dali 30 min. no máximo ela vira de bruços e começa a sorrir para mim. Tem ido dormir entre 2:00 às 3:00 da manhã, acordando 3h depois pra mamar. Para não ser exagerada, ela até dorme 3h seguidas, mas eu acho muito pouco, aliás, o bebê em fase de crescimento não precisa de algumas boas horas de sono para crescer?? Não estou reclamando e pedindo para ela dormir 12h seguidas (o que seria bom de mais da conta), mas seria legal se ela tirasse uma sonequinha a tarde e fosse dormir mais cedo néan? A propósito, pode dar um cadinho de rivotril diluído na seringa com água para ver se resolve? *cara de espanto da pediatra* just kidding doutora *cara de alívio e suspiro da pediatra* Mas, não existe nenhuma bolinha homeopática com propriedades mágicas para fazer essa criança pegar no sono????"
Mas a realidade foi assim: "Dr. pergunta: Mais alguma coisa? *cara de alface da mãe* não...*risadinha de nervoso da mãe* só isso mesmo Dr., tá tudo ótimo então né!? fecha a porta e sai desolada.

Juro que sai do consultório com cara de derrotada. Eu sei que não existe uma fórmula mágica para fazer minha filha ter sono antes de 2:00h, mas bem que eu podia ter desabafado com a Pediatra, e ver se isso é normal nessa fase, ou não. Nessas horas eu me sinto como uma mãe de primeira viagem, incerta sobre que atitudes tomar, e o que esperar.
Engraçado que foi só pensar em escrever este post, que a menina decidiu dormir 8h seguidar outro dia, isso porque ela passou a tarde inteira acordada, e na hora da última mamada decidi apagar as luzes e ver no que ia dar... Acabou que ela apagou muito mais rápido do que quando eu fico assistindo série (acho que o somo chama muito a atenção dela), e pude enfim descansar.
Mas não é só a falta de sono que me incomoda. A bichinha se incomoda com qualquer barulhinho, e digo isso porque até um pé arrastando no chão é passível de despertá-la de seu sono leve. Ela tem o sono muito leve mesmo, o que meu filho não ajuda em nada gritando e brincando com o carrinho de fricção que faz uma barulheira do caramba. Mas não posso reclamar totalmente, porque ela é um verdadeiro anjo fora o problema com o sono. A menina não chora pra nada. Nem quando está com fome, o que nunca deixo acontecer, já que dou peito em LD. Todo mundo que convive com a Isabela sabe que ela é muito tranquila, a própria pediatra falou que ela é muito calma, e é por isso que não passa várias horas penduradas no peito, já que eu reclamei sobre ela recusar mamar algumas vezes. Ela disse que criança ansiosa é que costuma ficar mamando direto, e que Bebela é a filha que todas as mães pedem a Deus. Ha ha, pelo menos fora o sono, a criança só me dá felicidades.
Ela sorri para tudo e todos, com uma covinha linda de um lado só da bochecha. Distribui gargalhadas pra quem fizer gracinhas. Vai no colo de todo mundo, e só estranha alguns ocasionalmente. Fica na cadeirinha por horas se deixar. Devora o pézinho, e adora a hora do banho.
Minha filha é muito especial, e eu me pego pensando em como pensei que não daria conta de amar outra pessoa além do Bryan. Nessas horas que eu vejo que o amor de mãe multiplica de uma maneira inexplicável!
Algumas fotos:

Bolinho de 28 anos. Detalhe pra cara de sapeca do Bryan lá atrás

Meus presentes

Na casa dos meus pais para o bolinho


Minhas misturinhas

Amor que não se mede

Risadinha banguela que tanto amo

Minha mini-eu versão master melhorada rs

7 comentários:

Luigia Macena disse...

Parabéns atrasado Jack, muita saúde e vigor para cuidar dos seus presentes. Oremos pela Bebela para que durma, kkk!

Mil bjus!

Meriene Zamprogno disse...

huahuahuehuahue gente, que crianças lindas, são muito parecidos! uns fofos *.*

Pois é, com relação a sono aqui em casa até que pé tranquilo demais viu O.o, tira dois cochilos ou um cochilo durante o dia e depois dorme de noite!

- Anine Pinheiro - disse...

Jacque,
Guilherminho foi assim e eu como vc nas consultas com o pediatra, hahaha... mas em uma eu revoltei e chorei as pitangas.
O que eu posso te dizer das minhas experiencias:
- Mesmo sendo pecado mortal, coloquei Guilherminho pra dormir de bruços e o sono rendeu um cadinho.
- Pediatra sugeriu tratamento e eu aceitei, pq estava pra voltar a trabalhar e tava insana sem dormir.
- Guilherminho foi dormir consideravelmente só dps msmo q desamamou.(com um ano e quatro meses).
Acho q tem haver com a amamentação, pq é a unica explicação q eu encontrei e de verdade? Faria tudo novamente.
Beijos e muitos abraços apertados!

A mãe do Matheus" disse...

é muito graçuda essa guria!! a cara di Bryan haha lindocos" amiga nooosa vejo vc e a Dina relatando e me arrepio kkkk não sei o que e isso com Matheus o goody!
Bebela tá grandona em amiga! agora quanto ao sono, vixxe nem sei o que diser, mais lembro que eu dava banho no matheus e a teta deitada na cama no escuro kkkkk ai dormia ahuahua

beijoconas

Dayane disse...

Jacque, tuas crianças estão as coisas mais lindas!! Ai como a Bebela ta grande, nem acredito que ja vai comer sólidos!
Quanto ao sono, quanto melhor o bebe dorme de dia, melhor dorme a noite. Nessa idade ela ainda precisa de 2 ou 3 sonecas de uma hora no mínino. Se ela acordar antes disso, embala ela pra tentar fazer ela voltar a dormir. Uma coisa que faço é usar um barulho estático, dentro do berço eu deixo umas caixinhas com o som do útero (que você pode procurar pra baixar na internet, barulho de chuva também da certo). O barulho ajuda o bebê a dormir e abafa os barulhos externos. Leah até hoje ainda dorme com o barulho ligado. Beijos e espero que a Bebela durma mais! hehe

Isabela Kanupp (Kira!) disse...

Gennnte, como vocês estão lindos! E esse cabelooo?: :O

Cara, sono é complicado né? Beatriz AGORA com quase 4 anos que está começando a dormir a noite toda, da vontade de chorar né? Não sei se teria coragem de ter outro bebê justamente com medo do bebê não dormir nunca :(

Mas, boa sorte para vocês! E boa sorte com a amamentação, você consegue chegar até dia 21 simm!

Beijão e ótimo fim de semana

www.parabeatriz.com

Mamãe Nádia disse...

Amei matar a saudade do teu blog...o tempo tá curto mas sempre que posso eu venho conferir tuas novidades.
Tem post novo lá no meu blog...tá acompanhando o meu desafio "40 dias para demonstrar amor"? Tem post com fotos da primeira semana!
www.asosmamaenadia.com
Beijos!

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com