13 de abril de 2014

O nariz e o sono

Desde que Bebela é um bebê, eu venho tentando entender o motivo de seu sono irregular, e o fato de acordar toda madrugada, mesmo que não esteja mijada até os cabelos, e com a barriguinha devidamente cheinha.
Comecei a formular certas teorias: frio? posição desconfortável? insônia? claridade do quarto? escuridão demais? fome? colchão duro? No final, eu nunca tinha respostas.


Minha teoria mais forte é a de que ela acordava para mamar porque sentia fome. Simples assim. Então tascava peitchas e orava para chegar o dia em que ela passaria a achar legal dormir a noite toda igual ao irmão. Mas desde que ela abandonou os peitinhos, essa teoria foi pro ralo.
Ela mama por volta de 00:00 e dorme lá pras 1:00 da matina. Isso é horário de um bebê sentir sono??
Mas ok, me conformei com o horário nada ortodoxo de ir pra cama, já que eu também gosto de dormir tarde.

Desesperada com as noites movimentadas, decidi investigar mais a fundo o que incomoda minha doce filha em seu horário de sono. Desde que ela era um ser mamífero, tinha uma mania irritante fofinha de puxar meu nariz enquanto mamava. No começo eu achava engraçadinho, mas depois de tanto ter o nariz apertado e a respiração interrompida, achava o gesto no mínimo irritante e incômodo. Enquanto  Bryan usava uma fraldinha pra dormir, Bebela usava meu nariz como naninha.
Daí que em uma dessas noites em que investigava o a falta padrão de sono da Bebela, descobri que a agitação no berço era a procura pelo tal nariz. Ela agitava os bracinhos, batia na grade do berço, e pronto, o pandemônio estava armado: ela acordava, ia pra cama e ganhava o nariz.
E ai de mim se tentar tirar a mãozinha dela aos poucos. Ela leva cerca de 1h apertando o nariz pra lá e pra cá, até adormecer, e a mãozinha cair. E eu que já sofro pra respirar em um buraquinho do nariz (porque o desvio de septo não me deixa respirar direito), preciso respirar pela boca, e não consigo dormir assim.
E se ela sentir que não está com a mão no nariz, acorda quantas vezes forem necessárias para procurar o dito cujo.

Agora me diz: comofaz pra arranjar um nariz substituto pra essa quiança? Se alguém encontrar, "puvafô" salve essa mãe e esse nariz. De tanto que ela alisa, aperta e puxa o bichinho, daqui a pouco estarei iNgualzinha o Michael Jackson.



3 comentários:

disse...

Meu filho tem 1 ano e 6 meses e ainda acorda a noite.
No nosso caso, acostumei desde bebezinho a dormir cedo, no maximo 20h.
agora que está maior, esse horário mudou de para 20h30, no máximo 21h. estão ainda está ok.
No meu caso, ainda não descobri pq acorda. Ele me desmamou duas semana antes de completar 1 ano, e desde então não mama mais a noite.
Não é fome
Não é fralda
Não acho que sente minha falta, pq nunca dormiu comigo.
Mais, algumas vezes é a chupeta... que cai e ele não acha...
Estou simplesmente exausta... imagino você que pelo que percebo em seu relato, esta em uma situação mais complicada.

Obs.: se morasse perto, ofereceria meu nariz, quem sabe a bebela daria um jeito na minha batatinha! haha

jo nascimento disse...

KKKK desculpe, mas não aguentei, tive que rir... Meu Deus esses "apertões" no nariz devem ser no mínimo incomodas...
A Isabelle dorme cheirando uma fraldinha, mas isso não é garantia de boas noites de sono, ela perde a dita, perde o bico, perde o sono, perde tudo...
beijusss

Anônimo disse...

ai jack a bela e demais rsrsrs

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com