8 de janeiro de 2013

38 semanas

38 semaninhas completas e ainda estamos por aqui. Reta final, e época em que o bebê e bexiga decidem que não irão coabitar em paz e tranquilidade, o que rende trocentas idas ao banheiro.
Por incrível que pareça o pique do começo da gestação (antes de sofrer com os terríveis enjôos) retornou. Final de semana sempre me dá aloka de arrumar a casa, inventar de mudar as coisas de lugar e querer arrumar tudo.
No sábado fiz a última ultra (tenho outra marcada pro dia 18, mas não sei se irei), e finalmente dona Isabela resolveu virar, para alegria da mãe aqui, vulgo a louca do parto normal. Nessa viradinha, a bichinha conseguiu se atracar com o cordão umbilical, e está com uma circular frouxa no pescoço, o que me preocupa só um pouquinho, mas não é motivo para me fazer desistir do meu PN.
Apesar de estar com 37 semanas e 5 dias no dia da ultra, o tamanho dela corresponde a um bebê de 36 semanas: 46 cm e 2,737Kg. Eu já imaginava que ela seria pequena (pois só engordei 4Kg em toda a gestação. Olha que natal e ano novo enchi o "pandu" de tanta comida, churrasco e rabanada, e fiquei impressionada quando subi na balança no dia 1°, e vi que tinha perdido 900gr), e até o Dr. falou: Pra que você quer bebê grande? O peso tá ótimo; quando viu o muxoxo que eu fiz. Mas não é pelo tamanho em si. Eu morro de medo dela nascer bem abaixo do peso e precisar ficar na UTI, ou ter algum probleminha respiratório. Quero que ela fiquei pertinho de mim, assim que nascer. Porém ainda temos algumas semaninhas de Bebela in útero, e tenho certeza que ela vai ganhar peso até o nascimento.
Como não vou agendar cesárea, não estou preocupada com a diferença de semanas. Acho muito arriscado quem marca cesárea com 38 semanas, porque é impossível prever a idade gestacional com exatidão. Essa semana então li um relato no e-familynet, de uma médica que agendou a cesárea para 38 semanas, porém o bebê tinha 36 semanas. O bebê teve uma infecção por alguma bactéria, e infelizmente, por não ter o sistema pulmonar maduro não sobreviveu. Esses relatos me deixam ainda mais confiante e certa de que estou fazendo o melhor para a minha filha, esperando ela vir no tempo certo dela.

Os sinais de TP se foram todos. Toda noite eu posso jurar que ela está encaixando, mas sinto que não. Tanto que na ultra confirmou que ela não está encaixada. Sinto algumas contrações de BH, mas nada insuportável. Nada de tampão, de cólicas e de dor de barriga - a qual a maioria das gestantes falam que é um prenúncio de TP. A minha mala já está arrumadinha, e final de semana irei arrumar a da Bebela, já que todas as roupitchas estão lavadinhas, cheirosinhas e passadas.
Estou incrivelmente em paz e tranquilidade, tanto que ninguém acredita que vou parir este mês, e juram que estou só na pegadinha do malandro quando falo que já tenho 9 meses. A barriga também não ajuda. Hoje sai para comprar um pacote de fraldas RN, e estou lá tranquilinha na fila preferencial, com uma batinha bem larguinha e short, quando me vira uma senhorinha de fala toda autoritária: - Aqui é fila preferencial minha filha. Aí eu tive que levantar a blusa e falar: - Isso aqui também é preferência, colocando no rosto o meu melhor sorrisinho amarelo. Ela tratou logo de pedir desculpas, e disse que de frente nem dava para perceber que eu estava grávida. Até eu me assusto com o tamanho da  barriga. Parece que estou com 6 ou 7 meses. Às vezes não acredito que tem um bebê aqui, se não fosse pelos chutinhos e pézinhos passeando ativamente na costela. Sem contar que tem momentos que ela resolve se esticar toda, que fico me perguntando como ela ainda acha espaço para se mexer toda.

O Bryan é só carinho com a barriga. Agora ele chama a barriga de Bebela, e quando alguém pergunta: - Cadê a irmã? ele aponta para a barriga e fala: - Tá lá dentro (antes ele falava: sumiu, o que rendia muita gargalhada). Passei por um momentinho sufoco na semana que o pai chegou, porque a cria exige muita atenção dele, e não deixava o pobrezinho nem comer. Ficava o tempo todo pedindo colo, e do dia 22  ao dia 02 que o pai ficou em casa, ele só queria saber de dormir no colo, e ai do maridón quando tentava colocá-lo na cama. Pior era ver tudo isso, e não poder ajudar. Me senti um lixo. Fiquei muito mal com a impaciência do maridón também. Ainda me sinto um lixo quando vejo que terei que deixar de dar atenção para ele em certos momentos, para me dedicar a Bela. Isso está me matando por dentro, e creio que seja por este motivo que eu não queria parir nem tão cedo. Fico pensando como ele vai reagir quando vê a irmã no meu colo.

O calor está de matar, e precisamos providenciar uma nova instalação elétrica para a nossa casa, para instalar o ar condicionado split. O quarto parece uma sauna, e eu não consigo dormir assim. Imagina quando a Bela estiver aqui mamando o tempo todo?
Essa semaninha preciso colocar a depilação em dia, deixar tudo encaminhado para o grande dia, e curtir os últimos dias de barrigón e de mãe de um.
Vou esperar o TP até 41 semanas, caso não entre, vou para a maternidade tentar convencer o plantonista a induzir, mas espero que isso não seja necessário.
Desculpem o sumiço, e a falta de visita e comentários nos bloguitchos. Estas últimas semanas tem sido intensas, e estou tentando me dedicar ao máximo ao meu menino, antes da chegada da irmã.
bjos

14 comentários:

Unknown disse...

Bah, fiquei atè com vergonha alheia da mulher, pq as pessoas vao e falam sem saber, sem conhecer, depois nao sabem pq o mundo tra como tà. Vao falando mal com as pessoas logo de cara aff!

Amiga, tu sabe q eu tbm sinto isso? esse medo de como a Rafa vai reagir quando o bb estiver comigo...morro de medo da menina sentir tristeza. Nao è nem ciumes mas ficar triste, sei là, ou eu ter q dar bronca por alguma razao, sabendo q o q ela precisa è carinho.

Ela ja vai estar mais grandinha, de todos modos, eu fico com receio.

O q eu realmente acho, è q ela nao vai deixar ninguem tocar a bebe!
ela sente mto ciume de minha avò, a bisa dela, e ela nao deixa ninguem abraçar a minha avò, sò ela. imagina com o bebe?

Coitado do Bruno, mas tadinho do Bryan querendo a atençao do pai neh? Num è facil!

Q bomq vao instalar ar condicionado, menina, nao è luxo è pura necessidade, e com bb pequeno mais ainda!

E pode ficar tranquila , curta a barriga, curta o flhote, pois a gente tem tempo pra ter noticias da Bela. A gente se encontra sempre no face entao, relax amiga, curta mesmo.
bjos.

aninepinheiro disse...

É Jacque, tá chegando!!!
Guilherminho nasceu exatamente qdo fiz 38 semanas. Nasceu com baixo peso mas graças a Deus não teve nenhum problema, mas pressa de medica cesarista fez isso. Lembro no dia do parto ela confirmando com o pediatra se era um bb normal ou se era prematuro.Oras, se ela disse q tinha q tirar pq tava na hora, pq deu duvida se era ou não prematuro? Mas enfim, tem coisas q não cabe nas nossas mãos. Por isso faça o q vc achar q deve e siga seu coração!
Beijos e tudo de bom!

Anônimo disse...

Nossa, desejo sorte a vc que tem ja um filhinho pequeno, mas vc vai ver o ciume é so no inicinho. É ideal que as visitas da Isabela tb deem atençao ao Bryan. Minha Go e prima teve uma menininha recentemente e o 1o filho ficou com um pouco de ciumes mas logo passou e agora é so amor com a irma.
Que vc consiga ter seu sonhado parto normal e que tudo corra bem.
Me mandaram engordar 18kg mas a balança nao anda apresentando diferenças notaveis e eu nao tive enjoo e tenho mta fome, nao sei o que ocorre, espero que nao prejudique meu bebê.

Beijos
Priscilla
Www.priscillaehanieri.wordpress.com

Luigia Macena disse...

Reta final em Jack. Que Deus te dê uma boa hora e fique tranquila que vai dar tudo certo.

Tenho certeza q o Bryan será um ótimo irmão mais velho, ele vai te surpreender e amar muito a irmazinha.

Mil bjus!

Mariana disse...

Jacque!
Vim aqui dar o meu testemunho para que vc não se desespere MESMO! :-)
Eu entrei em trabalho de parto com 41 semanas e 4 dias.
Minha filha só desceu e encaixou após a dilatação total. As contrações cessaram um bocado pois já estava dilatada, a minha obstetra me fez rebolar na bola de pilates e depois apoiar um dos pés em uma escadinha e rebolar um pouco mais para ir ajudando a bebê a descer. Deu certo, ela foi descendo, encaixando e nasceu. Não se preocupe! Bebês podem encaixar só na hora do parto! :-) Ah, e ela nasceu com 2 circulares de cordão no pescoço e uma no corpinho!! Também não foram impedimento algum para o parto. Assim que a cabecinha dela saiu, a obstetra desenrolou o cordão e pronto! Tudo certo! E tb queria te falar que isso muda de uma hora pra outra. Quando eu fiz 41 semanas, fiz um ultrassom e tinha uma circular no pescoço. Aí fiz de novo um ultrassom com 41 semanas e 2 dias, não tinha circular nenhuma. E qdo ela nasceu, com 41+5, tinha 2 no pescoço e uma no corpinho. Eles se movimentam bastante e tudo muda de uma hora pra outra! Não se preocupe, curta a barriga e curta o seu parto! Deixo aqui pra vc o meu relato de parto: http://www.onossoparto.blogspot.com.br/2011/11/o-nosso-relato-de-parto.html

E tb deixo esse video sobre circular de cordao: http://www.youtube.com/watch?v=mLa55FVO6Mw

Boas escolhas!

Loroca Gergelim disse...

Jacque,

Que bom ter notícias suas, já estava achando que você ia voltar contando que a Bela havia nascido! Rs!

Bom, ainda não sou mãe e não tenho nada a dizer que possa te ajudar, então só posso te desejar um bom parto, que a Isabela venha com muita saúde do jeito que você planejou e que o Bryan se adapte bem à chegada da irmãzinha!

Bjs

bebegergelim.blogspot.com.br

Mariana disse...

Ah, e deixo esse link tb, sobre "gestação prolongada" pra vc repensar sobre as 41 semanas e ficar mais segura! :-)

http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-gravidez-prolongada.html

jo nascimento disse...

Oiii, achei que a Isabela já tinha nascido kkkk
Quanto ao peso não se preocupe a Duda nasceu de 39 semanas e pesando apenas 2,760 porém super saudável graças a Deus, com a Isabelle sinto que não vai ser muito diferente.
Quanto ao ciume nem me fala embora a Duda seja grandinha e até agora não demonstrou ciumes de nada, muito pelo contrário ela me ajuda em tudo, morro de medo que quando a irmã chegar ela se sinta rejeitada em algum momento,ou se isole, acho que toda mãe de segunda viajem tem esse medo!
A minha barriga também é tamanho pp e as vezes as pessoas me irritam falando que eu deveria ter engordado mais que a menina vai ser muito pequena etc, até parece que é eu que não me alimento bem ou eu que não deixo a barriga crescer aff ô povinho sem noção hem?
Então que a Bela venha na hora dela bem tranquila e que seja muuuito saudável!
beijinhos

Unknown disse...

Jacq, acabei de encontrar seu Blog e ja estou seguindo! Da uma passadinha no meu tbm: ;)
Parabens pela nova Benção!
Beijos, Bruna e Davi ;)

Meu Blog: http://diariodematernidade.blogspot.com.br/

Camila disse...

Jacque, fique tranquila que o peso dela está ótimo! Para um bebe ter que ficar na uti por baixo peso, tem que pesar bem menos! Perto de 2 kg!
A Olívia nasceu com 2.840 kg e 45 cm! Super mini, mas com apgar 9/10! Perfeitinha e ficou comigo no quarto o tempo inteiro! Não teve icterícia e nem nada! E eu engordei 13 kgs na gravidez! hehehe

Agora, engordar só 4 kg na gravidez inteira? Que sonho! hahaha

Dayane disse...

Jacque nem acredito que a Bebela pode chegar a qualquer momento. Eu to louca pra que o tempo passe rápido e a minha chegue logo. Fica tranquila que bebe pequeno não quer dizer que não é saudável e o cordão enrolado não tem risco nenhum. Envolve o Bryan em tudo, da bastante atenção pra ele agora enquanto ela não chega e quando chegar deixa ele participar o máximo que puder e vai ficar tudo bem. Ele vai ser um irmãzão, mas claro vai querer a a atenção dele e deixar vc saber disso, mas não se preocupa, todo mundo da conta. Que você tenha um lindo parto normal e que a Bebela chegue cheia de saúde!
Beijos

Camila Gomes disse...

Jacqueline, uma boa hora para você. Que essa linda venha com muita saúde.

Lá no blog ta rolando um sorteio super legal com a TulipaBaby.
Vem participar.
http://confissoesdeumajovemmae.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-tulipababy-comfort-trocador.html

Beijos Ca

Unknown disse...

Estou de 38 semanas e engordei 30 kg

Unknown disse...

Estou de 38 semanas e engordei 30 kg

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com