31 de janeiro de 2011

O sono aos 9 meses


Já contei aqui,lá no começo que Bryan era um bebê bem atípico. Ele não dormia praticamente nada de madrugada, e quando dormia eram apenas 30 ou 40 minutos , até acordar novamente solicitando o mamá.
Quando começamos a introdução de sólidos (por volta do 4° mes) ele passou a recusar uma mamada na madrugada, e como uma mãe neurótica com o peso que eu sou  era, eu o acordava para mamar duas vezes na madrugada e ele sempre rejeitava. Experimentei deixar de fazer a mamadeira de madrugada e a minha surpresa foi uma madrugada inteirinha de sono, muito agradável e relaxante, diga-se de passagem!!!

Bryan também nunca gostou muito de colo, e poucas vezes requisita um colinho. No começo do 6° mes minha mãe fazia questão de vir aqui em casa, colocá-lo para dormir.Só que ela sempre ninava ele no colo, e eu já não queria que ele fosse tão dependente assim de colo pra dormir, pois tem dias que eu passava muito mal com a pangastrite, e não tinha forças para ficar balançando ele pra lá e pra cá.

E no começo de dezembro (com 8 meses) Bryan passou a rejeitar o colo para dormir, de vez. Não digo que eu tenho um ritual para fazê-lo dormir, mas por enquanto tem dado certo. Às 23:00 eu dou o segundo banho (esse com sabonete e shampoo), passo o óleo a hora do sono da johnsons, dou a mamada dos sonhos, coloco a chupeta e a fraldinha no rosto e ele dorme sozinho. Tem vezes que ele não está com muito sono e fica rodando na cama até encontrar uma posição confortável (ah, ele me puxou nesse quesito,porque eu demoro muito para pegar no sono) que geralmente é de lado ou de bruços e dorme. Às vezes ele requisita a minha presença  e a do Bruno. Por exemplo: se Bruno estiver no quarto fazendo outra coisa , ele não irá dormir enquanto ele não deitar na cama. Tem vezes que ele dorme na hora em que está mamando, ou dorme quando o coloco no berço, mas geralmente ele gosta mais de dormir quando estamos os três na cama, e depois que ele adormece o coloco no berço.

O único problema (nunca pensei que fosse dizer isso) é que ele dorme muito. Explico: ele costuma dormir as 23:30 e se deixar vai até 11:30 sem acordar. Agora o porque do problema: acordando quase 12:00 ele não almoça no horário certo. Por isso eu sempre o acordo às 9:00 pra mamar, deixo ele dormir até umas 10:00 e acordo ele de novo, às 11:00 ele tira um cochilo até 12:00 que é a hora do almoço. Após o almoço ele tira uma soneca longa (de 12:50 até às 15:00).

E vocês mamães, como anda o sono dos pequenos??
Bjos

38 comentários:

Sandra Kautto disse...

Deus queira que o Elias seja dorminhoco depois que nasça. Pq agora ele adora vêr o corujão...não tem me deixado dormir...e é só amanhecer pra ele cair no sono...rs rs. Eu to aqui com dois palitos nos olhos lutando contra o sono...

Beijos

Anônimo disse...

Uau, que bom que ele dorme bem! Acho que é só questão de regular os horários, pra não atrapalhar as refeições, e aí curtir o bebê dorminhoco, rs.
Bia dorme bem à noite faz tempo (desde uns 4 meses eu acho) mas os cochilos durante o dia sempre foram poucos, dois ou três de meia hora no máximo. Depois de um ano passou a dormir só 1 vez por dia, por uma hora, mais ou menos. É um tempinho sagrado!
Bjos!

Bealtifull Day. disse...

tii linduuuh esse babyyyy!!!

Cheilinha disse...

Minha nossa, como queria q Dudu fosse assim hein..... Ia me ajudar um bocado!
Estou na fase de tirá-lo da cama pra fazer ele dormir no berço, mas está sendo mais difícil pra mim do q pra ele, sábado ele dormiu bem, mas acordou já ia dar umas 5 horas, e qnd olhei no berço ele estava sentadinho no berço, com os olhos arregalados, todo assustadinho, meu coração partiu, parece q foi como se eu tivesse colocado ele de castigo, peguei ele e pus na minha cama, dormiu até minha mãe vir pegá-lo pra levar pra cama dela, já ontem eu coloquei ele no berço, só q ele estava chorando demais, dormindo sabe, tava cordando toda hora com ele chorando e qnd ia ver ele tava dormindo, aí fiquei com dó e pus ele na cama comigo, tenho q ser mais forte nessa parte viu, se naum ninguém vai dormir bem nessa casa, outra coisa q está me atrapalhando é o horário q ele está dormindo, ele geralmente ia dormir, lá pelas 23:30/00:00 hrs junto comigo, agora tá dormindo uma 20:30/21:00 hrs e tá acordando lá pelas 8:00/9:00 hrs da manhã, esse horário é muito ruim, pq ele naum tá tirando suas sonecas de tarde e tá comendo péssimamente de novo, ás vezes nem almoçar ele quer.
Vamos tentar voltar a antiga rotina.
Obrigada pelo selinho.
Bjs.

Unknown disse...

Risos... quem me dera se o sono do Gabriel fosse assim... risos...
O Gabriel até gosta de dormir, mas parece que o estomago dele é como o da mamãe... acorda a gente de madrugada para comer...
Geralmente ele dorme entre 9h30 ou 10 da noite, e acorda entre 5 e 6 da manhã para mamar. Isso quando ele não insiste em acordar mais cedo... como hoje que acordou as 3 da manhã. Geralmente ele mama e dorme novamente, acordando lá para as 7h ou 8h da manhã, quando desperta de vez.
Entre 10 e 11 horas da manhã ele faz uma soneca de 40 a 50 minutos e a tarde entre 2h e 3h da tarde mais uma soneca de 1 ou 2 horas. Depois é só a noite mesmo!!!
Bjokas

Gabriela Crivelaro Costa Pires disse...

Ai que bom de soneca que ele é! Mas acho que você poderia tentar colocá-lo para dormir as 20h que daí ele acordaria mais cedo, tipo umas 8h da manhã. Daí ele faria um lanchinho, brincava e logo depois almoçava =) A minha filha tem 5 meses e dorme as 20h sozinha, depois eu dou mais uma mamdeira as 23h30 e ela vai até as 7h. Ela já começou com papinhas de sal e de frutas e está indo bem. Tomara que vc consiga acertar os horários com Bryan! Bjokas

Nath disse...

Mana e aí? Bryan tem o sono dos sonhos :D. Vendo a foto do post e a foto com 9 meses...nossa passou rápido...já tá enorme, com uma cara de sapeca...lindo, lindo, lindo. O sobrinho mais lindo que tenho :D. Ei mudei algumas coisas no blog: http://noborralhocomnath.blogspot.com/. Bjs.

Anônimo disse...

ê nossos bebês dorminhocos! :D

lu tem dado um pouquinho de trabalho pra se adaptar depois de cada salto, mas desde o primeiro mês dorme a noite inteira e tem longas sonecas durante o dia.

o que eu queria te falar, e se eu tivesse celular ia correndo ligar, é que eu vi um menininho A CARA do bryan! se não fosse essa epóca de sequestro, eu pedia até pra tirar foto! um lindo! HAHAHHAHA

beijos!

Cyy disse...

Quero ter um problema desses da passarinha dormir de mais haha a noite td?! q sonhoo rs
beeijo

Mirian Franco disse...

Bom d+ que ele dorme bem!!
Minha Lara tb é do time dos dorminhocos...
Ela dorme por volta de 23:00 e se deixar tb so acorda 10:00 da manha...heheh
Ainda tem a soneca da tarde de umas 2 horas +ou-..
Bjooosss

http://odiariodaprincesinha.blogspot.com/

Nave Mamãe disse...

Nossa! Que independente é o Sr. Bryan!
Hahaha, realmente o pequeno dorme pra caramba!
Beeeeijos

RENATA disse...

OI Jacque!
Que mocinho que o Bryan é para dormir!!! Que bom que ele não depende de colo, isso é ótimo!
O Lucca tb dorme a noite toda, acorda as 8h, mama e dorme de novo até as 10h. Quero ver como vai ser quando ele começar a comer, se vai mudar alguma coisa!
Beijinhossssssssssssssssss

Nath disse...

Haha eu lembro disso mana. Vc e Valdinei são da mesma 'escola', mas pra ele borralho é a cozinha e eu caio na risada toda vez que ele diz isso. Bjs.

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Nossa amiga, ele tem o sono dos Deuses heim! Quem me dera Pietro dormir um pouqinho mais, pois to ficansdo anciosa q ta chegando a hora de voltar a trampar e ele ainda acorda duas vezes na madruga...fico louca! rsrsrs

PS: Pois é menina, vou começar postar só uma vez por mês mesmo desta forma, kkkk, mas é q as vezes me falta ânimo mesmo! Quem me dera ser q nem vc, ter esse fôlego todo de postar quase todo dia, kkk
beijos

Patrícia M. Chaves disse...

nossa como ele dorme bem!!! q bom queria q o dudu fosse assim...ele ateh hj acorda uma vez de madrugada....

espero q o henrique seja dorminhoco tbm, como o Bryan kkkkk

bjossss

Grazi disse...

Olá!
Nossa! Menina... Que alívio esse seu post. Eu andava cá com meus botões pensando exatamente nesse assunto. Estava assustada com a quantidade de tempo que meu pequeno dorme. Ele tbm é dorminhoco (e agora vejo que o seu é mais,rsrs). Dorme entre 9:30, 10:00 e às 8:30 da manhã seguinte ele é acordado para mamar. Faço isso exatamente para não bagunçar seu horário. Depois dorme novamente lá pelas 10. Uns 40 minutos. A tarde dorme duas horas e depois mais um cochilo de meia hora. Dorme pra caramba! Já estava apavorada. Agora vejo que ele não é o único! Hahaha!
Beijinhos mil!

lorena disse...

Sou nova por aqui e amei , vou vir sempre !
Já estou te seguindo segui tbem?
beijos ;*
Seu filho é lindo !

Karol, a Marinho. disse...

Nossa, como o Bryan dooorme hein? rs. Mas, assim sobra tempo livre pra cuidar das coisinhas dele, ou da casa né? Acho que isso é típico de vários bebês, pena que a bolotinha só dorme quando tá beeem cansadona, rs. Então, comentando o seu coment no meu post, eu também concordo com você. Vai vir no tempo de Deus, eu não sou nem anciosa nem nada. E por falar nisso, já fazem 2 noites que tenho acordado de madrugada com um enjôo de outro mundo. De manhã é a mesma coisa, até que eu como e fica tudo bem. Jesus, se eu não estivesse naquele jeito pensaria mesmo que era um baby, KKKK. Mas, vou procurar saber o que é isso. Minha mamys diz que é fraqueza ¬¬ HAHA. Bjs linda e lindo, rs.

Carol disse...

CARACAAAA como o rapaizinho dooorrrrmeeee!!!!!!!!

MeuDeus! Nunca pensei ouvir isso de uma mãe de bebê!
ai ai inacreditável hehehehehheheh

O Henrique tira os cochilinhos dele de manhã e de tarde, mas são sempre de 1 horinha, e as vezes quando ele demora eu fico preocupada dele estar com fome hahaha.

Minina olha o horário do Henrique:

Dorme ás 21h - acorda às 7h30 - cochila das 9 às 10 - depois só vai cochilar lá pelas 4/5h da tarde.

Bem diferente do seu né? O bom é que eu consigo assistir a novela de noite bem tranquilinha hehehe

Beijos florzitcha!

Unknown disse...

Humm q sorte q o Bryan Dorme bem, aki a Malú não chega a dormir anoite toda, ela sempre acorda resmungando 1 ou 2 vezes na noite aí tenho q dar o Peito, aí dorme de novo, é mto raro ela dormir a noite toda initerrupta, já até acostumei... ela tira um cochilo longo a tarde das 13 as 15, dorme por volta das 21 e acorda as 9

Steph Ciciliatti disse...

Jack, dá uma lida na tabela.. depois que aprendi e entendi como funciona o sono dos bebes, meu filho tira todas as sonecas certinhos e acorda uma vez na madrugada pra mamar. Ficou tudo masi facil.


http://www.agrandediferenca.com.br/2010/09/tabela-de-sono-dos-bebes-healthy-sleep.html

Beeeijo

Cris Bomfim disse...

Por aqui o sono tem sido por fases. No início penei bastante porque até o quinto mês Rafael acordava de hora em hora a noite toda, até que descobri que era fome.

Aumentei as mamadas e introduzi a dos sonhos, ele passou a dormir a noite toda.

De uma semana para cá ele começou a acordar de novo no meio da madrugada só para mamar, espero que seja um pico de crescimento e logo tudo se normalize, tô acabada de sono.

Quanto a acordar ele não respeita dia de semana, sábado, domingo ou feriado, sempre acorda às 6h e não há quem faça ele dormir mais... isso não é legal.

O Bryan tem o sono dos deuses (antes de engravidar eu dormia assim que nem ele, horas! haha), mas eu entendo sua preocupação quanto a alimentação.

Bjs pros dois.

Unknown disse...

Putz!!! O Gui até o 4ºmês não dormia durante o dia na cama, apenas no peito. Era tirar do peito e ele chorava. Mas a noite era tranquila, pois ele acordava uma ou duas vezes para mamar. E dava o peito por 5 minutos e ele dormia de novo. Do 4º ao 8º mês ele começou a cochilar melhor a tarde, uns 40minutos hahaha e a noite era uma mamada a cada uma hora. FOi punk, mas os 2 primeiros dentinhos foram cruéis com ele. E só depois que eles nasceram que ele não só voltou a dormir bem durante a noite, como após as refeições ele tira um sono de 2h!

bjão

Michelle Amorim disse...

"costuma dormir as 23:30 e se deixar vai até 11:30 sem acordar"

Oi?

Isso seria um sonho pra nós, hahaha. Nem eu consigo dormir tanto assim!

A Mel sempre acorda de madrugada e acorda super cedo tbm... umas 7hs. Eu e meu marido andamos que nem uns zumbis.

Manda o Bryan pra cá pra podermos dormir uns dias e eu te mando a Mel. :)

Bjos

aninepinheiro disse...

Ai Jacque, sabe q sobre sono eu sou péssima pra dar conselhos né, rsrsrsrs
Mas sempre pensei q tudo é adaptação.
Se vc acha q tá atrapalhando a alimentação, tenta adequar.
Guilherme sempre acordou cedo. Era ruim, mas eu sempre mantive isso, pq agora q voltei a trabalahr eu preciso q ele acorde cedo. tudo é uma questão de adaptação.

Beijoss

Patrícia disse...

Oi Jacque! Quanto tempo eu não vinha no seu blog... O Bryan tá lindo!!! Parabéns.

Então, o Raul é +ou- ao contrário...hahahaha

Ele até dorme bem cedo (umas 21h), mas resmunga várias vezes durante a noite para mamar (eu ainda amamento)... É triste pq eu amanheço quebrada e trabalho o dia todo assim.

E tb não dorme sozinho... Normalmente só dorme mamando.

Bjocas.

Rosangela disse...

Jack quem dera Alice durmisse assim!
Ela acorda todo dia pontualmente por volta de 6:30 incluindo sabado, domingo e feriado, vou ensinar pra ela que final de semana pode durmir ate mais tarde kkkkkkkkkkkkkkkkkk Ai ela brinca e dorme, mas pouco por volta de 40 mins e de tarde a mesma coisa. A noite por volta de 22:30 ja esta durmindo e ai vai ate de manha.
Gde bj pra vcs
RO :@

Mônica Albuquerque disse...

Como o seu Bryan dorme bem, tenho uma filha de 6 meses e ela ainda acorda duas vezes na madrugada para tomar leite, aqui em casa nosso sonho de consumo é dormir uma noite inteira.

aninepinheiro disse...

Tá sumida! Tô com saudades!!

Beijos

Um presente para nós dois disse...

Oi amiga,
eu te seguia através do blog um presente para nós dois, mas alguém, um espírito de porco qualquer simplesmente deletou meu blog, estou tentando recuperar, mas como não sou muito boa nisso estou tendo muitas dificuldades.
Se puder me ajudar a recuperar ficarei super agradecida.
Bjs
thairjbr@hotmail.com

Kecia disse...

Menina, aqui tá um CAOS. Aliás, sempre foi. Lucas foi dormir sua primeira noite inteira aos 10 meses. Hoje, tem ido dormir meia noite, meia noite e meia... e ninguém faz diferente! Já tentei deixar acordado de dia, já deixei mais cansado... nada adianta!!!

Mas vamos levando né? Um dia há de melhorar! hahaha

Beijoss!

Keka disse...

Oi amiga, Arthur é bem dorminhoco, sempre dormiu bem à noite, também dou a mamada dos sonhos e ele vai das 19hs até o dia seguinte. A mamada dos sonhos é sempre dormindo. Odeia colo, mas às vezes quwer ficar na cama comigo ate dormir. Se eu estiver fora de casa ele nem pensa em dormir haha! Normalmente coloco-o no berço depois do banho e da mamada das 19hs, 20hs, dou o painho, chupeta e ele dorme sozinho.
Vou fazer uma retrospectiva tbem!

Anônimo disse...

É uma BÊNÇÃO quando eles resolvem ser independentes e dormir sozinhos. Eu não aguentava mais ficar ninando o Douglas pra dormir, ficava com o braço muito dolorido. Comecei a balançar ele sentada, mas mesmo assim cansa! Até que essa semana ele resolveu dormir sozinho, deitado na cama. Depois só coloco ele no berço. Vou me esforçar ao máximo pra manter esse esquema.
Beijo pra vcs!

Cris Bomfim disse...

Oi Jacque, tudo bem com Vcs?
Vc está melhor?
Mande notícias.
Bjs pros dois.

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Sumidaaaaaaaa!

Tudo bem por aí?

Abraços!

Unknown disse...

Olá, chamo-me Marcella e tenho uma filha de 2 anos, a Sophia. Quando nasceu, Sophia dormia muito, tanto de dia quanto de noite. Mas quando era o sono da noite, Sophia só dormia sendo embalada nos braços ouvindo canções de ninar cantadas pelos pais ou avós. Hoje com dois anos, Sophia só dorme deitada em minha cama, de mão dada comigo, claro que depois de uma mamadeira bem quentinha!
Parabéns pelo blog. Visita o meu, www.monmaternite.blogspot.com
Beijos

Marina Queiroz disse...

mulher, cade voce?
sumiu de tanto dormir foi?
tamos com saudades!

Carol disse...

Aonde vc tá mulher?

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com