6 de maio de 2011

Sobrevivendo a TPF (tensão pré festa)



Desde sempre planejar algo, nem que seja pequeno gera um certo frio na barriga, medo das coisas não acontecerem como você espera, etc. Se a "coisa" que você planeja for a primeira festa do seu filho, duplique todos esses sentimentos.
Pra você que pensa em organizar, arquitetar e executar todos os minuciosos preparativos da festinha do seu filho, tem que saber que pode sofrer de uma doença que 99% das mães sofrem quando a tão sonhada data querida está se aproximando: a TPF (tensão pré festa), cujo sintomas consistem em: perca de cabelos, parafusos soltos, falar sozinha, escrever e desenhar tudo o que planeja num caderno, falar um pouco alto com aquela certa vendedora que não sabe a diferença de forminha de doce redonda , achar o fim do mundo não encontrar aquele tecido que você tanto sonhou em sua mente para servir como toalha,

Junte a TPF  um marido que nada entende sobre bandejas, doces, toalhas e marmita, que questiona porque você quer colocar os docinhos em uma bandeja linda de mdf, quando pode simplesmente colocar os docinhos em cima da mesa sem gastos adicionais, que acha que você está ficando lelé da cuca desenhando bolo,doces, e até mesmo a localização da mãe dele na festa, que a todo instante repete a frase: não ia ser só um bolinho?
Então vamos as lições para aprender a sobreviver uma TPF:

1- Procure não envolver muito seu marido nos assuntos, afinal ele não sabe a diferença de azul céu e azul marinho e não vai adiantar opinar.Para colocar o maridão pra ralar basta pedir seu cartão de débito e levá-lo as compras, afinal alguém precisa carregar as sacolas né meu bem?

2- Aprenda que não existe SÓ UM BOLINHO! No inicio você poderá até pensar que será só um bolinho, mas no meio verá que são forminhas diferentes, copinho de brigadeiro, cupcake, bandejas bonitas na mesa, painel e pronto:está formado um verdadeiro aniversario real.

3- Cuidado na hora da compra, quando ver um detalhezinho pense bem se não irá sair muito caro ou se irá valer a pena, tem coisas que as vezes compramos e nem temos certeza se iremos mesmo usar (eu mesma comprei sainhas de cupcakes e nem sei se realmente irei fazer).

4- Olho vivo na lista de convidados, principalmente se ela passar pelas mãos do seu digníssimo, pois homem não tem  a menor noção que aniversario infantil (especialmente se for o primeiro ano) é somente para os íntimos e pessoas da familia que conhecem o bebê ou a mãe, e com certeza vai querer chamar aquele amigo de copo que você nunca viu na vida (e que vai dar em cima de todas as mulheres da festa, inclusive sua avó).

5- Pense bastante no local, tem pessoas que preferem salão por causa do conforto do ar-condicionado, e outras que preferem o ar puro de um sítio, independente do local é preciso definir com antecêdencia, e pensar em todos os contratempos que podem acontecer como: chuva, calor demais (que pode levar os chocolates a derreterem),espaço para as crianças brincar (afinal não conheço uma que fica sentadinha na cadeira ao lado da mãe).

6- Não invente moda em cima da hora (experiência própria: inventei uma roupinha para Bryan usar, e até agora não sei como vou costurar os detalhes se nem máquina eu tenho).

7- Vá anotando os gastos em um caderno e guardando sempre os cupons fiscais de cada compra, pois assim você terá maior controle do dinheiro que sai, para futuramente estar preparada para o próximo niver (e também poderá cobrar do seu filho mais tarde caso ele se torne um astronauta da NASA) pois não pense que esse será o último niver, após a festa você já estará planejando o 2°, o 3°, o 4° até chegar os 15 anos (principalmente se você tiver uma filha).

8- Evite deixar os avós ou parentes saberem do gasto, porque sempre tem um estraga prazer que fala que não vale gastar dinheiro com essas coisas (mas pra filho vale TUDO).

9- JAMÉ, em hipótese alguma peça ao seu marido para comprar alguma coisa da festa, pois pode acontecer de você pedir saquinho pra cachorro quente e ele chegar com saquinho de hambúrguer ou vice-versa.

10- Contrate alguém para fritar os salgados ou cuidar da parte da cozinha, porque você mãe do aniversariante deve estar linda, poderosa, toda trabalhada no brilho para receber os convidados.

bjos

14 comentários:

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

É isso mesmo!

E haja paciência! Por isso que eu prefiro organizar tudo sozinha mesmo.

Abraços e muito boa sorte!

Caroline Pozzatti disse...

Adorei as dicas. Meu bebe ainda nao nasceu mas com toda a certeza do mundo eu vou lembrar das suas dicas.
Super Beijo!
Carol

www.babiesetal.blogspot.com

Mamãe juliana disse...

ahahahah adoreiiiiiiii as dicas meninas realmente eh bem como vc falou .... tudim tudim srsrsrrs
Tmb to com TPF rsrs a minha festa será no memso dia da do Bryan ....

Anônimo disse...

O pior que é assim mesmo, eu já estou me descabelando com o chá de bebê da Florzinha, imagine com o niver.
Fala com o Bryan que já tem uma candidata a namorada pra ele aqui no barrigão...beijocas

Luly disse...

kkkkk
ai amiga, ESCREVEU BONITO!!
realmente sao dicas otimas!
penso da mesma forma q vc..
Agora, ajuda do marido pra festa,
dificil... Cris nao tem muito boa vontade pra fazer as coisas e muito menos pra gastar em decoraçao, achoq vai ficar por minha conta mesmo, e ja sabendo disso...
enquanto a Rafa nascer, começo a poupar 30 reais por mes pra festinha de um ano dela. Pelo menos os salgados nao vao faltar!! rs.

***

continua atrasada???

bjos.

Andréia disse...

Doidaaaaa, o que deu o atraso??????????? Fiquei grilada! Aff! Obrigada pelo carinho e bem vinda novamente ao mundo das tentantes!

Patrícia M. Chaves disse...

nossa sei bem como é isso, estou passando por isso pela terceira vez!!! o dudufaz trez anos dia 11 de junho e só hj eu decidi q vou fazer a festa e o q tudo indica só vou começar a comprar as coisas semana q vem e ja to pra ficar louca pq parece q nao vai dar tempo...mais sempre da a gente se dobra em duas mais acaba dando tudo certo...

eu espero q vc consiga arrumar tudo do jeitinho q vc quer..


bjossss

Nave Mamãe disse...

Eu já vou começar a pensar e comprar coisas pra festa do Lorz. Vou fazer uma coisinha pequenina no batizado e já vi que o negócio é trabalhoso!

Beijos

Nath disse...

Oi mana. Tenho lido suas postagens. Meu orkut tá abandonado as traças e baratas e blog acabou ficando tb, pq né, a situación tá braba pro meu lado.
Dia 15 já? Tenho avaliação de quim 17...ou seja, estou enlouquecendo. Vi o convite e ficou uma graça, o book tb, os cabelos de Bryan finalmente cachearam e estão lindos, aliás ele tá lindo demais, dá vontade de pegar e morder todinho :D. Muitas saudades, uma pena eu não poder ir aí tão cedo, só nas férias, aff...Bjs e muita calma nessa hora: estresse dá rugas e cabelos brancos, então fike linda pro niver do branco de neve.

Unknown disse...

Boa garota!

Por aqui, fizemos tudo em 4 dias!

Baixou uma uruca e 3 semanas antes todos doente e na semana da festa Gui adoeceu por causa do dente.

E acredite que viramos a noite, não dormimos, e eu nem comprei uma roupa pra mim. Usei uma saia da minha irmã como tomara que caia. Fiz uma chapinha mixuruca de madrugada. Eu estava o ó hahahahaaha, por favor não cometa esse erro hahahaa eu fiquei me sentinhdo feia na festa, é mole!!!! hahahhaha

mil beijosssssss

Bealtifull Day. disse...

Adorei as dicas, eu acho que pra fazer uma festinha tem que ter mta imaginacao pra fazer bonito mesmo!

a cara da mulher e feia mesmo aff.e... que modelo eles foram pegar ne?tanta mulher bonita!

Edna Fernandes disse...

Que loucura, do jeito que meu marido é inútil nem pensar em pedir ajuda pra ele.
E ai nosso encontro no dia 29 esta confirmado.
bjs

Áries disse...

Jac vc disse tudo, marido não entende nada de festa e ainda repete o tempo todo NÃO IA SER SÓ UM BOLINHO? Aff.
Suas dicas são muito boas.
Bjos

Camila disse...

Acabei de me por em dia com os posts atrasados!! hehe
Aqui tbm estamos na loucura dos preparativos para festinha de um ano! Tenho só 2 meses e pouquinho pra me organizar! até fiz um post sobre isso hj!
Adorei o convitinho do Bryan! e o tema! :)

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com