30 de maio de 2013

LM e o sono + cama compartilhada

Desde que optei por amamentar exclusivo, nunca me preocupei em estabelecer uma rotina para a pequena, porque eu acho que não impondo nada, ela segue o ritmo dela, e assim consigo me adaptar melhor e ela também. O Bryan aos 4 meses só mamava LA, e o pouco que lembro, ele acordava de madrugada para mamar 1 vez. O fato é que o leite artificial "pesa" mais no estômago do bebê, dando uma saciedade por maior tempo. O leite materno como falam, é como se fosse uma saladinha, o bebê vai requisitar mamar mais vezes em um curto espaço de tempo, para chegar no nível que o satisfaça. Ou não.

A primeira coisa que sempre me perguntam, é se Bebela dorme bem. Eu acho que Deus resolveu facilitar as coisas para mim, e mandou uma filha calminha e tranquila, para que eu pudesse pensar em povoar o mundo mais uma vez. Bebela mama em livre demanda, então atualmente não marco horários, nem fico controlando quanto tempo ela fica no peito direito ou esquerdo. Ela mama os dois igualmente, e só faço o esquema de oferecer sempre o que ela mamou antes para chegar no leite gordo.
Na hora de dormir o único padrão é que ela não dorme antes das 00:30. Não sei porque, mas ela é da night, just like mommy. Às vezes ela nem tira a soneca da tarde, brinca pra caramba antes de dormir, e mesmo assim só apaga de vez após esse horário. Por enquanto estou confortável com este horário, já que eu estou sofrendo com episódios de insônia, que ão resolve nem com o chá de camomila que eu tomo toda noite.
Bebela dorme no berço desde o 1° mês de vida (antes dormia no carrinho). Acho mais confortável, e mais seguro, já que eu compartilho a cama com o Bryan (o pai às vezes dorme no sofá, porque acorda muito cedo, para não perder a hora). A última mamada dela é por volta de 00:00, e pode variar entre 1:00 à 1:30. Não passa disso. Na maioria das vezes ela dorme mamando, o que é super mão na roda, já que nesse meio tempo eu fico lendo um livro. Se ela está muito enjoadinha, e com muito sono, só aceita dormir se for ninando e sem mamico. Geralmente tenho colocado ela no bercinho às 00:30, e ela vai diretão até 6:30h ou 7:00h. Ou seja, ela fica sem mamar por quase 6h. Às 6:30 ela vai pra cama, e eu amamento deitada (e dormindo, abafa) e só acordamos às 9:30, ou melhor, somos acordadas pelo Bryan que pede pra mamar.
O sono da Bebela é mais do que bom. Não precisei fazer nenhuma manobra radical, ou técnicas para criar rotina. E engana-se quem pensa que bebê que só mama no peito dorme mal. A Bebela é a prova contrária disso. Ô bichinha pra dormir bem. A tarde é raro ela tirar soneca, e quando tira só dorme bem mesmo na cama, ao lado do peito.

A questão é que sigo os horários dela, e assim fica confortável para nós duas. Geralmente se ela não tira soneca a tarde eu fico um pouco mais cansada, lógico, mas pelo menos consigo adiantar o jantar, arrumar a casa ou fico lendo na sala. Bryan sempre dorme a tarde umas 3h seguidas, o que me deixa tempo para me dedicar a outras tarefas. Compartilhar a cama pra mim é essencial. Se eu não levasse a Bebela pra mamar na cama, não iria conseguir descansar bem, e sem dormir viraria um zumbi. Eu nem acredito que aos 4 meses Bebela já mantém o padrão de sono todas as noites. Amamentar no peito é bem mais prático, já que não preciso levantar para fazer mamadeira no meio da madrugada, pois isso poderia despertá-la, já que a bichinha acorda cheia de fome, e quando eu coloco a mão na barriguinha dela mamando, sinto até ela roncando. Não a acordo porque o pediatra disse que não tem necessidade. Ela não chora para mamar, então eu tenho que ficar mega atenta para o caso dela se mexer muito e começar a chupar a mãozinha, pois este é o sinal de que ela está querendo mamar.
Se continuar desse jeito, acho que a terceira cegonha irá me visitar em um menor espaço de tempo :P

7 comentários:

Anônimo disse...

que legal jack assim vc pode descansar melhor né. aqui em casa minha bebe dorme bastante, pela tarde umas 3 horas e meia direto, e a noite dorme por volta da 19:30 sendo que ate chegar a 00:00 ela mama novamente, e na madrugada ela mama 2 veses, acorda por volta da 7:00 eu coloca ela na minha cama, ela mama eu durmo , ela dorme e acorda por volta das 9:00 da mnha super tranquilo. aqui em casa esta tao tranquilo que ja estou pensando no 3° filho huhuhuh
bjos
aline lima facebook

Flavia disse...

Nossa Jaque pelo que vc escreveu a Bebela se pareçe muito com o meu Benjamin..ele tb não dorme mais à tarde já desde os 2 meses, dorme lá por 00:00h e tb não acorda nem chora pra mamar, pra mim não existia bebe assim porque o Calebe sempre acordava pra mamar de madrugada...Aqui a cama voltou a ser compartilhada, o Calebe dorme na cama dele desde os 2 anos mais desde que esfriou por aqui deixei o Benjamin dormindo com a gente, mais mesmo assim ele dorme suuper bem e eu melhor ainda, Desencanei de vez com medo de ele acostumar, ah! deixe que durma comigo e pronto eles crescem rapido demais quero curtir cada segundo ate mesmo dormindo..rsrsrs

Beijos!!

Pâmella disse...

Bebela é super parecida com o Léo, dormia assim super bem só com LM. Já o Fê sempre foi mais guloso e nunca foi tão bom de cama. Ele acordava de 3 em 3 horas, de 2 em 2h, e pasme no primeiro dia foi de 15 em 15 minutos kkkk... Tb sempre amamentei em livre demanda, nunca marquei tempo nem nada!
Beijos amiga!

fabiana garcia disse...

Jack que bom que ela é mais calminha,Logan desde que nasceu dormia muito pouco sabe,de noite ficava acordadão de dia dormia,e eu embalava no sono tbem,tentei dar LM mais aos 15 dias de vida tinha muito leite ele engasgou e foi leite para o pulmão dele,resultado: internação e nunca mais dei teta,ele se acostumou com a mamadeira e até hoje mesmo comendo bem,ele mama 2 ou 3 vezes de madrugada,a pediatra até riu,disse que como ele consegue comer e mamar de madrugada rs tbem não sei...mais agora ele dorme bem,só acorda mesmo de vez em nunca para brincar de madrugada ,tirando disso de tarde tira suas sonecas de 1 ou 30 min e depois das 11 ou 12 noite dorme que nem um anjo.Beijos Jack sua filha e seu filho estão lindos,que Deus continue abençoando vocês <3

Dayane disse...

Kylie também dorme bem. Leah mamou por mais de um ano e sempre dormiu bem também. Não sei de onde vem essa historia de que bebe que mama no peito não dorme bem. Amamentar deitada é tudo de bom né? Kylie mama que eu nem vejo... hehehe

Meriene Zamprogno disse...

Eita maravilhaaaa! Que bom que bebela dorme bem, liam eu nem lembro quando passou a ter um sono "correto", espero que o segundinho seja assim tambem para eu não me "arrepender" por que se não for tranquilo, vou penar na mão de dois! huahua

Mamãe Nádia disse...

Oi querida, um ótimo final de semana pra você!
Passando pra conferir teus posts dessa semana...e pra avisar que tem post novo lá no meu blog, com um vídeo ensinando como parar de procrastinar! Passa lá pra ver!
Um beijão!

www.asosmamaenadia.com

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com