14 de julho de 2012

Providências para a amamentação

A primeira coisa que eu pensei quando descobri estar grávida novamente, foi no parto e na amamentação. As duas experiências não foram do jeito que eu havia sonhado, e sempre pensei em mudar isso em uma segunda gestação.
Na gravidez do Bryan confesso que não me preparei para amamentar. Eu achava que isso era algo instintivo, natural, que toda mulher já nascia sabendo e não precisava fazer nada. Ledo engano. Quem acompanhou o nascimento do Bryan, e leu alguns relatos aqui no blog, sabe que a amamentar foi doloroso e muito difícil. Nos primeiros dias eu pensei em desistir, confesso, mas fui firme e amamentei mesmo com os seios rachados, sangrando e praticamente despencando. Não consegui amamentar exclusivo, que era meu propósito, portanto tive que complementar com leite artificial, e é claro que o espertinho preferiu a mamadeira ao invés de sugar os peitchos. Aos 4 meses Bryan mamou pela última vez. Coloquei ele no seio e ele virava o rostinho impaciente, chorando sem querer saber de sugar. Sofri, mas aceitei com o tempo.
Dessa vez pretendo fazer tudo diferente. Quero amamentar até os seis meses exclusivo (e o que vier depois é lucro), não só porque é o melhor alimento materno, e porque protege de doenças, mas porque é econômico, prático e o vínculo mãe e bebê durante a amamentação é uma coisa linda e emocionante que existe. Claro que a economia pesa né, pois do Bryan nós chegamos a gastar mais de 225 reais de leite por mês, e esse é um dinheiro que poderia ser investido em outras coisas.
Preparei uma listinha de providências para janeiro:

1) - Ler, ler e ler
E a primeira providência foi ler e ler muito sobre o assunto.Olhei várias matérias sobre a posição correta do bebê na hora da pega. Também assisti muitos vídeos.

2) - Conchas de amamentação
Com a experiência de amamentar o Bryan, descobri que meus mamilos são facilmente esfolados, ou seja, nem pensar passar bucha ou toalha para prepará-los, isso só iria machucar. A única preparação que eu irei fazer é usar a concha desde a 38°semana de gravidez, pelo menos 1 vez ao dia, como minha antiga GO havia recomendado. Ela foi de grande ajuda, já que ajudou a formar o bico e facilitou muito a cicatrização.
A concha eu já tenho, pois usei da outra vez. O bom é que as conchas armazenam o leite que vaza, fazendo com que o mamilo fique em contato com o leite, que é um ótimo cicatrizante natural.

A minha é dessa marca e modelo


3)- Pomada de amamentação
Não vou dizer que ajudou muito, porque quando eu comprei meu mamilo estava praticamente caindo, e também a marca não foi aquela brastemp. Mas dessa vez eu comprei A pomada de amamentação, e vou usá-la a partir da 38° semana. Já li vários relatos dizendo que a pomada Lansinoh é milagrosa...oremos. Ela é composta de 100% lanolina ultrapura, que evita rachaduras e ajuda na cicatrização. E é super prática pois não precisa tirar antes do bebê mamar.
4)- Pensamento positivo e perseverança
Não sei se esse quesito vai funcionar muito, porque eu tive muita paciência para amamentar o Bryan, but, confesso que depois de ver sangue saindo do mamilo e o tamanho da ferida que abriu, eu só pensava em acabar com meu sofrimento. Eu amamentava chorando e às vezes me pegava pensando que a amamentação não era pra mim.
Dessa vez estou tendo lindos pensamentos felizes, de mães que amamentam sem dor, e bebês que nascem sugando que é uma beleza.

5)- Não comprar mamadeira, e leite artificial
Isso não funcionou da primeira vez, visto que assim que cheguei em casa implorei pro Bruno ir na farmácia e comprar os dois. Mas dessa vez acho fundamental não ter nenhum desses paliativos em casa, para não abalar minha confiança.


Agora é só esperar o Nicolas ou a Isabela nascer e saber como vai ser essa segunda experiência!!!

16 comentários:

Pri Rubí disse...

Apoiadissímo..tomare q dê tudo certinho!!!!!

Pri Rubí disse...

Pensamento positivo sempre, oremos sempre rs segundo irmã zuleide..e força na peruca q vai dar tudo certo e virá um super ou supar' heheh sugadora..e a pomada fará milagres.amém irmã?!
e o parto natural também se Deus quiser e ele quer!!!!!!!!!!! beijos na barrigón e Bryan Lucas..

Carol disse...

perfeita! conchas + Lansinoh foi a dupla SALVADORA pra mim. E sigo amamentando até hj, Lucao com 14 meses! Vc pode, vc consegue!

beijao!

Di disse...

Boa sorte Jaque! Te desejo tudo de bom, por que passeio por algo parecido e sei o quanto é frustrante no final não conseguir amamentar seja o motivo que for.
bjs
Di

Unknown disse...

Jacque! menina, tu acredita q eu nao sab+ia o q era uma concha de amamentaçao? sempre via as fotos das caixas fechadas, agora q tu colocou a foto (imagem real) e q vim conhecer de verdade! e como elas teriam me ajudadooo, tinha dias q eu nao podia encostar o bico do seio no sutian!!! nossa...eu tinha q ter visto elas antes!!! Rafa mama ate hj, com quase 1 ano, mas so pra dormir, nao tenho mto leite, mas as vzs fica ardendo...quem sabe compro uma dessas ainda esse mes. Porque pelo visto ela ainda nao quer largar meu seioooo. ai eu quero q ela largue, sinceramente, acho q ja deu. Massss, quem decide è ela neh? rsrsrs.

O bom da 2ª maternidade, è q vc sabe o q deu errado na 1ª e pode fazer diferente :))))

beijao amiga!

Bruna Ribeiro disse...

Estaremos aqui torcendo para que dê tudo certo e você e seu baby possam curtir muito esse momento super especial!!

Ivna Pinna disse...

Amigaaaa eu apoio! Eu apoio!!!
Como vc deve lembrar, minha experiencia com amamentação não foi nada legal! E da próxima vez, quero fazer tudo diferente tbm! E esse post já me ajudou muito! =))

Fé me Deus que vai dá certo!

Beijos

Patricia Charleaux disse...

Amiga é isso mesmo, se prepare e td vai dar certo!!Usei a concha e a pomada que usei foi bepantol, se precisar ,não esqueça este nome, é muito boa!!Adorei os nomes!!Bjs

Anônimo disse...

oi jack força e pensamento positivo que tudo vai da certo hehehe. na gravidez do henrique eu tb tiha muitas expectativas em relaçao a amamentar sonhava tanto, sonhava com meu bebe mamando e no outro dia meu seio quando acordada esta completamente dolorido como se realmente ele tivesse mamado. ai chegou na maternidade a enfermeira me entregou ele e logico a primeira coisa que eu pensei vou amamentalo e assim fiz, o mais lindo e emocionante que ele sabia mamar. na precisei ensinar apenas coloquei ele no seio e sugou muitoooooo.
mais como tudo na vida naoooooooo e flores quando completou 1 mes ele chorava muito, reparei que depois de dar os 2 seios ele queria voltar para o primeiro MAIS COMO????? ele tinha acabado de mamar e ja esta vazio. ai fui ao pediatra que pesou e mediu ele e disse que ele estava crescendo e engordando com meu leito, mais o curioso que lel tinha muitaaaaa fome . ai o pediatra disse para eu da os seios normalmente se por acasso ele chorase eu complementava com leite artificial.
conclusao aos 4 meses largou definitivamente o seio e a mae aqui choro sofreu e se culpa ate hoje. mais concertesa dessa gravidez vou fazer diferente meu bebe vai amamamentar exclusivamente ate 6 meses TENHO FÉ
bjos aline do twiter

maniasdesermãe disse...

Assim como você, na segunda gravidez pensava muito na amamentação e parto. Não queria ficar em trabalho de parto tanto tempo como fiquei na primeira filha, e não queria sofrer com sangramento na amamentação também. Sofri tudo de novo, mas de uma maneira diferente e mais madura, o que fez eu achar mais fácil e menos doloroso. Acho que por já saber como era, que era passageiro, etc ... na primeira vez parece que a dor, o problema nunca vai acabar. depois descobrimos que um dia passa. Na segunda sofri de dor de parto, mas mais leve, mais tranquila (embora por mais tempo), também tive problemas para amamentar apesar de ter me tratado com pomadas ... mas também consegui fazer com que não sofresse tanto ... não tem jeito. Cada filho é um filho e por mais que pareça que os tormentos são os mesmos, tudo ocorre de forma diferente (o segundo é mais fácil, neste aspécto... já quanto ao aspécto psicológico ... é muito difícil!).
bjs.

Anônimo disse...

O legal do segundo filho é que você já sabe onde errou com o primeiro, e como evitar de errar de novo. Não impede de cometer erros diferentes, mas com certeza agora você já tem mais conhecimento sobre o que fazer e principalmente sobre como identificar se é hora de pedir ajuda especializada. Tenho certeza que a amamentação vai ser diferente pra você dessa vez, só precisa se manter serena e encarar os desafios.
Beijos!

Anônimo disse...

Olá eu tenho entrado no seu blog desde que me descobri grávida do meu primeiro baby, ja estou na 10 semana, mas a US deu 9 semanas gestacionais. To ainda perdida, mas aos poucos vou me inteirando. Eu confesso que estava bem tranquila quanto a amamentação, mas depois que li seu texto me apavorei. Agora vou começar a me preparar também para amamentar meu filhote.
Parabens pela segunda gestação e to torcendo aqui pra vc ter uma Isabelinha (tenho uma sobrinha linda e esperta com esse nominho). Será que vou ter uma menininha tb? Sempre quis um casal, o que vier é lucro.
Beijos

Vannia - Pronta Para Ser Mãe disse...

Com todo esse preparamento com certeza vai dar tudo certo desta vez, como você espera.

Bjus

Pri Rubí disse...

obrigadu jack espero voltar total..to esperando a mao parar d doer e o braco c a tendinite..bjinhos nos babys e vamo ki vamooo sempre feliz por vc

Susudi disse...

vamos na luta Jaque...Vamos conseguir e obrigada pelas dicas viu!!!

Agda Y. disse...

Estou aqui na torcida para que tudo dê certo. Gosto muito do seu blog... eu também tive muito problema com a amamentação.. rachou, sangrou, doeu muito e pensei em desistir... mas fui forte e aos poucos foi melhorando... hoje minha filha tem 2 meses e estou muito feliz de não ter desistido dela, seu como é importante amamentar e sei que fiz a melhor escolha! Beijosss

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com