A amamentação é muito apoiada e visada pelas várias campanhas do Ministério da Saúde.Ok que crescemos praticamente sabendo que o leite materno é o melhor,evita-se doenças, é rico em proteínas e anticorpos, está pronto a qualquer horário e na temperatura ideal e que é o melhor alimento para o bebê; e deve ser oferecido até os 6 meses sem nenhum outro tipo de complemento!!! O que não se fala na televisão é que muitas mulheres tem dificuldades na amamentação (eu me incluo nesse muito) e acabam não amamentando seus filhos exclusivamente como manda o figurino. Antes eu achava um absurdo,mulheres que ofereciam LA para seus filhos ainda pequenos.Na minha mente amamentação era fácil,você coloca a boca do bebê no peito e pronto:ele suga, se alimenta, fica feliz e eu também! Mas existe o outro lado da moeda.E é desse que pretendo falar:
Rachadura: Foi minha vilã n°1. Ainda no hospital,assim que Bryan chegou fui toda feliz e eufórica amamentá-lo.Esse sempre foi meu desejo, e por achar que era fácil pulei vários capítulos nos livros que ensinavam na teoria como amamentar.Minha primeira dificuldade foi a posição correta para a pega correta.Pois sem a pega correta,o bico machuca,chega a rachar e a sangrar. Bryan era muito gulosinho,mas não tinha aquela manha de abrir o bocão e abocanhar tudo (bico e aréola).Então ele só sugava o bico,o que resultou em rachaduras enormes e doloridas.
Solução: Ler muito sobre a “pega correta” e posições variadas para amamentar.Por aqui a que mais funcionou era nós dois deitados na cama.O bico quase não doia e ele sugava melhor.
Aqui tem um vídeo muito educativo sobre as maneiras de amamentar e a "pega correta".
Passar pomada nos seios machucados também ajuda.Existem várias marcar a a maioria é a base de lanolina.A bam bam das pomadas é a importada Lansinoh (que não é preciso retirar antes de amamentar),porém existem outras marcar com preço mais acessivel (Lanidrat, meme e outras).
Falta de bico proeminente,ou bico achatado, ouinvertido:Eu quase não tinha bico (existem ainda os bicos invertidos e achatados) e já cheguei a ouvir ainda grávida o seguinte conselho: "pede pro seu marido fazer o bico em você!!" Não sei como não mandei a velhaca pra tongadamirombadocabuletê! E isso fez com que a amamentação ficasse mais dificil ainda.Pois toda hora o bico saia da boquinha do meu filho e até ele pegar corretamente novamente era um sacrificio.
Solução: Existem as benditas conchas de amamentação que fazem esse serviço: de deixar o bico do seio proeminente e mais preparado para a ação! É aconselhável usar desde o oitavo mes,durante uma hora por dia.Quando o bebê nasce é para continuar o uso,porém não deve ser usada a noite na hora de dormir, e nem na hora em que esta amamentando. Além de serem mais higiênicas que os absorventes de seio,pois elas coletam o leite que vaza e você pode esvaziar várias vezes ao dia.Elas também deixam o leite coletado em contato com o bico rachado: resolvendo dois problemas, o dos bicos achatados e as rachaduras.Elas me ajudaram muito,uma pena eu ter usado tarde demais!
Falta de sono e estresse:É comprovado cientificamente que o estresse bloqueia a atuação da ocitocina,que é liberada pelo cérebro para desencadear o processo de produção de leite.A ocitocina só é liberada quando a mulher está relaxada, se sentindo segura e confiante.E é provado cientificamente também que o medo, falta de sono, estresse impedem a liberação desse hormônio levando o sonho de amamentar pras cucuias.
Comigo foi mais ou menos assim.Fiquei 3 dias sem dormir e meu leite não desceu nem a decreto.Foi só umas 4 horinhas de sono para acordar com os peitos de mulher melão,cheio de leite para dar e vender.Porém, no pimeiro dia que pisei meus pés em minha casa após o parto,vieram visitinhas que queriam a todo custo me colocar pra baixo com esse assunto.O que me deixou estressada por demais e não consegui amamentar nos primeiros dias.
Solução: É muito importante se sentir segura quanto a questão amamentação.Livre-se dos palpiteiros que não darão apoio nenhum nesse momento.Se isole num quarto: só você e seu bebe e verá como a coisa irá fluir naturalmente.É importante o apoio do companheiro ou da mãe! Lembro-me que quando estavamos só nós tres sozinhos,no quinto dia de nascido do Bryan pedi ao Bruno para preparar a mamadeira.Mas ele falou: amor agora tenta sozinha que eu sei que você vai conseguir!! Sentei na poltrona e falei pra mim mesma que iria conseguir, e consegui.Bryan mamou direitinho,e o leite chegava a jorrar na boquinha dele! O apoio do meu marido e da minha mãe foram fundamentais.
Água:A água não é vilã, e sim aliada.Mas a falta de água é sim uma vilã.Para se produzir leite tem que beber água, bastante água,cerca de 8 copos por dia. Dá pra sentir as agulhadas no peito quando bebemos água,é sinal que o leite está sendo produzido.Amamentar chega a dar sede.E é quando vem essa sede que devemos aproveitar e mandar pra dentro vários copos de água.Eu nunca fui fã de beber água.Já passei e passo vários dias sem beber um único copo,só bebia suco.E talvez esse tenha sido um dos grandes vilãos no meu caso!!
Solução: É simples: beba toda água que aguentar!!!
Leite fraco e complemento:Tá que esse assunto aqui é polêmico, e há pediatras que apoiem a introdução de complemento nas mamadas.Não quero entrar no mérito do certo ou errado.Não defendo nem um nem o outro.Vou me basear apenas na minha experiência.
Muitas mulheres reclamam de leite fraco,que o bebê não está engordando,e que é preciso complementar a mamada porque o bebe depois de mamar um longo tempo ainda fica com fome.
Nos primeiros dias é produzido o colostro.Leite rico em anticorpos que sustenta o recem nascido antes do leite propriamente dito descer.
Em uma ou duas semanas o leite vai mudando de aspecto.Mas não pense que ele é fraco só porque é ralo e transparente.A aparência do leite é essa mesma, ele não é branquinho e grosso como leite de vaca.
O "leite maduro" que é o leite que será produzido enquanto a criança mamar, tem 3 fases:
Leite do começo: É rico em água, ele que mata a sede do bebê. (Tá ai o porque da não recomendação de se oferecer água enquanto está amamentando exclusivo)
Leite do meio: É rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais.
Leite do fim: O leite que surge no final da mamada parece mais branco do que o leite do começo porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia. Fornece mais da metade da energia do leite materno.
Ai que está todo problema.Se seu bebe só mamar 3 minutos ou 5 minutos em cada seio vai perder toda gordura do leite que sai no final da amamentação.Por isso o recomendável é que se deixe o bebe esvaziar as mamas,assim ele mamará todas as fases do leite materno.
Aqui Bryan só mamava 5 segundos e puft,capotava, depois quando ele acordava eu oferecia o outro seio.Ai que eu errava,pois ele não tinha mamado o leite do fim, e sempre ficava mamando o leite no inicio,por isso não ganhava muito peso.
E com isso eu sempre complementava quando achava que ele não tinha mamado o suficiente.
Solução:Deixar o bebe esvaziar toda a mama,o que é feito em mais ou menos 20 minutos em cada seio.Após isso ele está fazendo seu peito de chupeta, e pode causar as rachaduras. Se ele é um bebe preguiçoso e dorme logo assim que começa a mamar a solução pode ser ou trocar de fralda antes da mamada,pois isso irá despertá-lo ou fazer carinhos na bochecha para que ele acorde.Confesso que isso não funcionava por aqui não...Então eu sempre tirava com a bombinha o leite do inicio e deixava ele mamar o restante,que era o leite rico em gordura!
Lembrando: não existe leite fraco!!
Complemento e falta de leite:A falta de leite,ou "meu leite é pouco", talvez seja um dos maiores vilões da amamentação.
Existem algumas causas que proporcionam a diminuição da produção de leite,
que são:
1-Dar outro complemento como água, chá ou leite artificial, diminuindo o apetite do bebê;
2-Introduzir mamadeiras ou chupetas confundindo e dificultando a sucção no seio;
3- Mamadas curtas e pouco freqüentes, o que resulta em mamas cheias e ingurgitadas
cessando a produção;
4-Pouca ingestão de líquidos e alimentação incorreta por parte da mãe.
Pela minha experiência foi de tudo um pouco que fez com que a amamentação não tivesse sucesso por aqui.Em primeiro lugar eu sempre complementava,ou até deixava ele mamar uma mamadeira inteira e não oferecia o seio pelo combo rachadura+meu peito não encheu.E como não havia estimulação,é óbvio que o peito não enchia mesmo! Depois foi a pouca ingestão de líquidos lá pelos 2 meses do Bryan.Ele já estava pegando corretamente,e o seio já estava cicatrizado.Mas mesmo assim eu não ingeria muito liquido,o que fazia com que houvesse pouca produção de leite.Ficando o Bryan nervoso ao sugar e vir pouco e eu complementar na mamadeira,pimba, um outro problema surgia.
O bico da mamadeira também influi.Eu no inicio dava o fisiológico mesmo,achando que não teria problema de confusão de bicos por ser poucas vezes oferecido.Depois passei pro ortodôntico e Bryan até passou a pegar melhor o seio.Mas como a saida de leite pela mamadeira era facilitada e no seio ele tinha que fazer mais força pra sugar, meu bicho preguiça optou por largar o seio e ficar só no fácil.E com 3 meses ele não queria mais o peito. Não sei se foi a pouca estimulação,ou a confusão de bicos,só sei que de um dia para o outro eu fui oferecer toda alegre as peitchucas para o bezerro mamar e ele fez aquela careta, e ânsia de vômito.Ainda tentei por alguns dias,colocava a mamadeira na boca dele e ia tirando até o seio e ele logo percebia a troca (meu filho ébobonão!!rs) e fazia aquela carinha que me partia o coração.
Até que o leite secou,da noite pro dia e puft,lá se foi o sonho americano de amamentar exclusivo até os 6 meses :(
Mas se você,assim como eu não conseguiu amamentar por diversos fatores,bola pra frente!!! Vão existir muitas pessoas para te julgar,e dizer que você não foi firme e forte no propósito, e que a verdade mesmo era que você não queria amamentar e pronto:inventou um monte de desculpas! Mas abstraia esses tipos de comentários!!
Eu já ouvi muita coisa e ainda ouço quando falo que Bryan desmamou aos 3 meses.Não se sinta menos mãe!! Pois isso não existe! Mãe é ato de amor,carinho,entrega, e não só aquela mulher que pariu de parto normal e amamentou até os 2 anos! Você irá continuar sendo mãe!!!
Nem todas as mulheres conseguem amamentar e ainda tem aquelas que tem que trabalhar e deixar de amamentar exclusivo.Acontece com qualquer uma!!!E todas nós somos MÃES!!
P.S: esse post estava pronto a um tempo e fiquei ponderando se colocava ou não,alias não quero ser extremista e defender nenhum tipo de frente.EU defendo e apóio sim a amamentação sim,seja ela exclusiva,complementada,enfim, por isso a vontade de escrever um relato assim e ajudar as mamães a se prepararem para o que esta por vir!!
Bjos