16 de julho de 2010

Novos rumos...nova profissão


Eu estava hoje a pensar na vida, no futuro, nas escolhas... e no meio de todo esse pensamento me ocorreu uma ideia que a principio foi louca (a julgar pela reação da minha mãe).
Para contar a ideia, tenho que fazer um breve resumo do que aconteceu até aqui!
Desde que me entendo por gente, sempre quis fazer faculdade de farmácia. Lembro que ficava enchendo a paciência do meu pai, trazendo aqueles folhetinhos da faculdade com os valores e fazendo somas com o salário que eu achava que ele ganhava, para ver se ele conseguiria pagar pra mim!! Acontece que meu pai nunca ganhou o que eu imaginava, e com muita, mas muita dificuldade mesmo ele pagou meu segundo grau técnico. Isso porque aqui no Rio, geralmente as escolas públicas não tem segundo grau técnico, e a pessoa faz formação geral (e não era o que eu queria). Eu sempre estudei em escola pública, até o 2°grau.
Mas por ter feito o 2° no particular, e por meu pai ganhar mais de um salário, eu não pude tentar PROUNI e nem ENEM na época.
Terminei meu 2°grau com 17 anos (mesmo ano que conheci Bruno) e a vontade de fazer a minha facul sempre permaneceu viva!! Com 18 anos começei a trabalhar, mas o salário (miserinha)que recebia não dava pra pagar a facul de farmácia. Foi ai que meu marido entrou na jogada! Ainda estavamos pra casar. Era dezembro de 2006 quando ele me inscreveu no vestibular particular.
Fui toda boba prestar (e como dizem por ai: pagou passou...rsrs, era só não zerar a prova né)e passei. Mas não pra farmácia, ele me inscreveu em biologia,que custava menos da metade e ele teria como arcar.
Começei assim meu período letivo em biologia. Eu achava um saco! Se o 1° período era assim, imagino como seria estudar zoologia. Nunca fui fã de bichos. Gosto sim, de cachorro e outros animais, mas estudá-los não é minha praia.
No fim do 1° período, já estavamos casados. E foi quando falei pra ele que eu não queria aquilo, seria uma bióloga frustrada. Eu queria mesmo era ser farmacêutica, desde os meus 15 anos eu sonhava com isso! Ele fez contas de lá, contas de cá, e resolveu que eu iria me transferir pra farmácia. IUBIII
Lá vai eu prestrar outro vestibular, o qual passei novamente. Mas ai eu não pude fazer as 6 matérias da grade, ficava muito puxado ainda. Resolvemos que eu faria só 3 matérias, e assim pagaria a metade do valor (na época nós pagavamos aluguel).
E assim foi até o pai dele abrir outra lojinha. Eu fui trabalhar pro pai dele, e minha sogra me ajudou muito, pois a faculdade era uns quebradinhos (quebradões) a mais que meu salário, e ela sempre interava. Ai eu pude fazer 6 matérias. Nunca repeti uma matéria e fui poucas vezes pra recuperação (sempre gostei de estudar, espero que Bryan me puxe...rsrs)
Realizei um dos meus grandes sonhos!! Foram 5 anos de sonho, luta, choro, estudos de madrugada (por causa do trabalho) e eu consegui. Em 3 meses será minha formatura, e eu agradeço muito a Deus e as pessoas que me ajudaram, inclusive meu marido, pois sem ele eu não teria realizado meu sonho. E por meu filho, não é mole estudar grávida, ainda mais no período final com estágio, TCC, enjoo, muito sono, foi barra!!

Mas de uns dias pra cá pensei pelo lado financeiro.É claro que adoro minha profissão e gostaria muito de trabalhar na minha área. Mas convenhamos, o salário não é aquela coisa!! Tem muito farmacêutico ganhando 1.400 só pra assinar farmácia. Mas não é isso que eu quero!!
E pensei, e decidi: vou fazer engenharia.
Óoooooooooo tu é doida? Minha mãe falou assim que contei pra ela meu desejo! Eu sei que parece que tô jogando no lixo os 5 anos de faculdade. Mas eu continuarei sendo farmacêutica! Eu aprendi o que sempre quis. Mas a área de engenharia é bem mais tentadora (e rentável)!!
Cismei que quero trabalhar em plataforma também (quando meu marido ler isso terá um siricuticu...kkk)
Engenheiro da Petobras ganha muuuitoo bem, melhor até do que um perito criminal (que é o que eu quero).
Já estou dando entrada nos papéis, vou prestrar pra pública mesmo, pois na particular é caro demais, e sem chances, ainda mais com filho.
Penso pelo lado de ser integral!! Não quero nem imaginar ficar o dia todo longe do Bryan, mas são as dificuldades que me movem!!
Agora vou lá esperar o maridón chegar e infartá-lo com essa noticia.

Bjs

P.S: Lorena Braga (minha parente, pois meu sobrenome é Braga tmb...kkkkkk) coloca o link do seu blog para eu retribuir a visita...bjos

17 comentários:

Unknown disse...

Menina... que é isso?? risos...
Isso sim é que é ter coragem...
Boa sorte!!!!
Bjokas

Dαni Delgado disse...

Obrigada pelo Carinho
Muitas Felicidades e Ótimas Férias♥
Bitocas♥

Fabiana disse...

Menina, tu é doida!!!
Mas se é um sonho, bora realizar, né?!

Boa sorte.
Bjos.

Bia disse...

Oi Jaque!
Eu cheguei a fazer 6 semestres de Farmácia e acabei trocando para Nutrição, me formei, trabalhei por uns tempos e agora tenho uma imobiliária e um escritório de direito... Acho que isso acontece quando escolhemos muit cedo, mas hoje eu teria concluído Farmácia, faltou apenas uns estágios e o tcc...
pensa bem, pondera, e tenta trabalhar na área... depois tu decide :)
beijos!!!

Nat disse...

Oie Jacque,
eu estou no ultimo semestre de arquitetura (tbm são 5 anos) que já é super puxado! Eu nem cogito ter feito engenharia pq é beeem mais difícil, muito mais calculos e etc, mesmo o salário de Engenheiro ser maior do que de arquiteto.
Mas, se vc gosta de estudar quem sabe se dê bem!
Eu queria mesmo era ser dona de casa...delícia! rsrs

Beijinhos

Ju Chicrala disse...

Você tem que fazer o que te dar prazer, e te faz feliz!
Tu é muito nova, e tem tempo pra recomeçar! Eu te apoio.
Beijocas

Nath disse...

Mana vou fazer que nem mamys: que isso mininaaaa???? Kkkkkkkk... Ó vou falar por mim, eu antes de fazer o último vestiba ainda pensei em fazer eng de alimentos, eng química, eng ambiental ou eng industrial (que eu tinha nota pra passar hoho) e cara desisti justamente pq é muito, mas muito cálculo mesmo, como o povo diz aqui: cálculo com força hehe...e numbers não é pra mim rá. E ó se eu tivesse a cabeça que tenho hj qd prestei o primeiro vestibular...ai ai...já estaria formada, mas é a vida. E integral é fogo mesmo (eu faço e putz tem horas que acho que my casa é na universidade hehe). Esgote antes todas as possibilidades em farmácia, pq recomeçar sabemos que não é fácil. Xêro e qd eu chegar aí semana que vem a gente conversa mais.

Nath disse...

Mas tá pensando em qual? UFRJ ou UERJ???

Pri Rubí disse...

jackkkk
q saudadiiiiiiiiiiiii
âdorei o video do bryan falando gol..sua voizinha eh linda..! *-*suaa !
kra ate eu infartei aki c sua decisão..haja garrra..mais fico orgulhosa por vc ..e espero q tudo dê certo sim..
e como ce irá se preparar pro vestibular?
argh eu num tenho saco p tentar não.só p concurso..ou algo militar enquanto tenhoidade e posso..hehhe acho vestibular difici..rss odioo as materia toda..por isso nao faço cursim..rss ce vai fazer?
bjos miugaa

Thais disse...

Minha nossa senhora, isso que é animação! Eu, assim que acabei faculdade não queria saber de estudar, tive que ter um intervalo pra encarar o mestrado. Mas se vc está no pique, vai lá! Boa sorte no vestibular!!!!

Bjos

luly.bb disse...

amigaaaa,q loucura essa sua amiga da foto no orkut e essa minha irma neh??? nossa,eu tbm fiz com mto carinho! e tirei tudo de là looogico,ate eliminei ela do orkut da familia,so nao elimineia a mae dela (sim,ela tbm esta la nos contatos) pq senao elas vao pensar q a gente eliminou eles pra colocar as fotos,entao a muiè sempreeee ta la xeretando nossas fotos,mas to nem ai.

Bom sobre vc! ai q saudade q eu tenho de ler mais vc mas sei como e ter bebe pequeno,pois eu cuido das gemeas e a gente nao tem tregua so quando dormem neh? alem de querer ficar curtindo grudadinhas neles/as,hehe.

Sobre sua decisao,acho q sim!!! mais do q legal se vc pode e tem condiçoes faça sim,aprender nuncaaa esta dmais,o saber q algo q ninguem tira de vc.
eu particularmente sonhoooo com fazer arquitetura,mas seria quase uma tortura,mtas aulas particulares etc pq sou pessima em matematica,mto dinheiro em aulas fora os materiais q sao caaaros,entao ainda nem sei o q faço,alguma coisa vou fazer ano q vem,pq ficar mais 4 anos de Amelia nao da...rs.
amooooo ser Amelia,mas preciso ajudar em casa.
to com uns projetos,vamos ver no q vai dar...
tbm gostaria de fazer administraçao de empresas, poi adoro comercio sabe...vender e minha praia! confeccionar as coisas q vendo e meu forte,entao amiga,q quero te dizer com tudo isso,SIGA EMFRENTE!! SE VC TEM CONDIÇOES,SE VC PODE FAÇA MESMO,TE DOU MAIOOOOR APOIO,FICO MTO FELIZ POR TI,ORGLHOSA DE TER UMA AMIGA ESTUDOSA E RESPONSAVEL,ASSIM Q TEM Q PENSAR SUA FAMILIA TBM! TODOS OS TALENTOS Q VC TIVER.USE-OS,ASSIM DIZ A PALAVRA DE DEUS NEH?
ENTAO...SE VC TEM TALENTO PRA 10 COISAS,FAÇA A 10 COISAS! DEUS APOIA!
BJOS BJOS BJOS.

Carol disse...

Peraí, vc tá louca! hahahahahahaha

Minina, se é o que vc quer, vai em frente.
Mas qual for a sua profissão, se fizer com amor, vai render, eu te prometo! hehe

Bjinho

Daniela Pinehiro disse...

Olá!
Sou a Daniela e sou nova por cá.
Encontrei o teu blog e ADOREI! Espero poder passar cá mais vezes.

Prabéns pelo lindo filhote!!
Desejo-te as maiores felicidades!


Beijinhos

Cheilinha disse...

Uau....quanta garra e força de vontade.
Continue sempre assim e procure trabalhar com o q vc goste, pq trabalhar por obrigação naum rende.
Bjs.

Mari disse...

apoiada completamente e seu post me inspirou, pena que eu so gosto de profissão que ganha pouco hahaha...

me formei em artes cênicas, mas meu sonho sempre foi fazer música, quem sabe um dia!!!


mas vai em frente, a gente tem q criar metas objetivos e tentar ao maximo cumpri-los!

e que historia linda sua formação
poarabens pela força de vontade!!!

Cristiane faga disse...

Caracas!!!!! Amei sua força de vontade!!!! Eu tambem sempre quis fazer engenharia mecanica. Meu pai nao deixou dizendo que era profissao de homem.. machismo puro... mas naquela época até aceitavel...
Acabei fazendo ADM e hoje me sinto apenas mais uma com diploma...
Meu sonho ainda é fazer medicina.. mas sera que nao estarei velha demais quando terminar o curso-????

Camilinha disse...

parabenssssssss por mais 1 mesversario.
esta lindo e estes olhos demais...

flor sim fomos eu um cinema normal... pode entrar com bebes sem problema.

bjs

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com