4 de novembro de 2010

Culpa


E aconteceu: dia 03/11/2010 Bryan teve sua primeira queda.
Deixei ele na cama (que tem mais de 1m de altura) e fui rapidinho na cozinha pegar a colher para dar o remédio.Quando coloco o pé fora do quarto,ouço o ventilador cair e aquele chorinho sentido.
Na hora eu me desesperei,peguei ele no colo e começei a chorar,sem saber o que fazer,levei ele na minha mãe que também ficou desnorteada, e conferindo se não tinha nada fora do lugar ou anormal.Para minha sorte ele estava bem,sem machucado algum.
Como? não sei,só Deus mesmo pra guardar,porque pelo jeito que ele estava no chão, ele deve ter dado uma cambalhota e ido direto de cabeça.Meu chão é piso,duro, e somado a altura da queda só pode mesmo ter sido um milagre não ter acontecido nada,nem galo ele teve.

E depois fiquei chorando desesperada,relembrando toda hora a carinha de desespero dele lá no chão, e o chorinho indicando que estava doendo e muito.Fiquei observando para ver se ele ia ter alguma reação,mas nada.Almoçou tudo,mamou e depois dormiu,até ficou brincando e fazendo seus barulhinhos com a boca.
Mas e o sentimento de culpa que fica? esse é terrível, essa madrugada já tive pesadelos e me peguei olhando o chão um monte de vezes. Eu sabia que ele estava engatinhando,do jeito dele,meio que se jogando pra frente,mas estava.Então deixei ele sentado,achei que não fosse virar ou cair,já que coloquei bem no meio da cama e brincando com os brinquedos, erro meu. Na hora em que o vi no chão me senti a pior mãe do mundo.Sei que isso iria acontecer,mas cedo ou mais tarde ele vai cair,se machucar,mas eu imaginava que fosse quando ele ficasse maior,já andando, e longe dos meus olhos,já que não poderei vigiá-lo 24 h por dia.
Jamais imaginei que aos 6 meses eu ia ver meu filhinho no chão,assustado,chorando.

Sei que não se deve deixar o bebê dormir após a queda, e é bom ficar observando as reações dele após a queda, e notar se algo foge do normal.Ele ficou até mais serelepe após acabar a choradeira.E depois de 2 h dormiu, mas acordou normalmente.Após ontem nunca mais deixarei ele na cama,nem que seja pra virar e pegar a fralda.Vai ser berço,mesmo que ele chore e esperneie,prefiro vê-lo chorando no berço,do que chorando no chão,caído.
Em 1 seg. minha vida poderia ter mudado, e só de pensar que poderia ter evitado já choro denovo.

Posso parecer dramática,mas quem já pegou seu filho no chão sabe bem como é o momento, e o sentimento que fica após.
Me senti a pior mãe do mundo! Ainda estou me sentindo,mas vai passar!!

28 comentários:

Agnes, Mãe do Pedro Henrique disse...

ja senti iswso amiga.
nunca contei no blog, mas pedro ja caiu tbm.
achei melhor nao contar, pois tem muita gente q crutica na familia do marido e ia ser prato cheio para todo undo me crucificar. entao nao contei a ninguem.
mas isso acontece.
chorei mt tbm, e hj tomo muito mais cuidado q antes. bjos

Maria Thereza Pinel disse...

É de deixar qualquer uma louca mesmo!
Nem imagino... mas meu dia ainda chega, e ai será a minha hora de ficar dias e dias chorando de culpa, né! Isso é ser mãe, fazer o que?

Mas passa... =D

Gente, estou boba como o Bryan está grande!
Eu lembro de ter conhecido o blog quando ele tinha mais ou menos 3/4 meses, e agora ele já está sentando sozinho, e lindo, como sempre!
hehe

Parabéns pelo príncipe Jacque!
Beijo!

Anônimo disse...

Ai que dó, dá uma dor no coração né linda, mas isso acontece...beijocas

Unknown disse...

Jack... isso acontece... o Gabriel já teve algumasquedas dentro do berço e do cercadinho, e já me senti mal...
Imagino como está...
Mas isso passa... uma hora passa...
Bjs... e tá lindo na foto... que gatinho!!!!
bjs

Cheilinha disse...

Isso passa flor, só q vc tem q estar preparada, pq esse é o primeiro de muitos.
Já perdi as contas de quantas vezes Dudu já caiu, ele já caiu da cama 2 vezes e vive caindo qnd tá no chão engatinhando, trupica nos braços e cai, e eu já tô acostumada, pq se toda vez q Dudu cair eu ficar me sentindo assim, vou viver amargurada, me sentindo a pior pessoa do mundo, é inevitável naum se sentir culpada, mas com o tempo isso vai passando, a gente se acostuma, naum quero nem imaginar quando ele começar andar.
Bjs e vc é uma super mamãe, naum se culpe por uma coisa q vai passar a ser rotina na vida deles, e é dos tombos q eles aprendem.

Vivian disse...

Ai, passei por isso tbm. Gá estava com 8 meses e me virei pra pegar a fralda. Pronto, caiu de cara no chão, minha cama tbm é alta. Quase morri!
Levei ao hospital, tiramos radiografia do nariz, da cabeça. Chorei o resto do dia.
Não teve nada, além de um galo enorme.
É normal nos sentirmos culpadas, mas passa!
O jeito é ficar de olho 24h...
Amei a foto!
Bjos

Anônimo disse...

Nossa, imagino como vc deve ter ficado aflita. Gracas a Deus esta tudo bem! Mil beijiinhos

Symara Abrantes disse...

Menina o teu caiu com seis meses... agora imagina meu príncipe que o papai descuidado derrubou com 25 dias de vida... eu fiquei louca... machucou, saiu sangue em um arranhão no rosto... levei pro hospital... mas graças a Deus nossos bbs tem seus anjinhos da guarda que os protegem!!

Camila disse...

Jaq, vou mostrar esse teu post pro meu marido. Desde que chegamos do hospital com a Olívia eu nao deixo ela sozinha em cima da cama ou do trocador nem por 1 segundo pra não pegar o costume de fazer isso sabe? Pq sei que ela ainda é novinha pra se virar! Mas um dia ela vai se virar e isso pode acontecer, né?
Meu marido fala que sou paranóica mas acho que melhor ser assim do que ver o nosso baby machucado né? Imagino a tua angustia!

Taly Watanabe disse...

Ai amiga imagino o seu desespero, não é exagero nenhum...poxa é nosso(a) pequeno(a) né?
Mas que bom que foi um sustos pra ambos né? e esta tudo bem...

Vc viu eu abalando de Budchen?kkkkkkkkkkk...ai senhor..no final deu tudo certo..e foi bom ter feito essas fotos...pois com essa pança e peso q cresce a cada dia a auto-estima esta la embaixo...rs

Um bjo enorme pra vcs

Bia disse...

Bah, sei exatamente como tu estás te sentindo, deixei o Arthur cair faz uns 10 dias... E até agora me culpo! Mas pensando pelo lado positivo, assim temos um aviso para evitarmos problemas, né? Agora não o deixo mais um segundinho que seja sozinho, nem pensar!
beijos e melhoras (pra ti, pois pelo jeito o Bryan já está melhor:o) )

Joice disse...

Jura, acontece, não fica assim!
Deus proteje nessas horas pq sabe que vc não fez por mal!!! :)

Massss a carinha dele na fotoo, lindoooo!! :)

Beijokinhassss apertadas em vcs!!!

Anônimo disse...

Ai amiga... ainda assim? Depois que desliguei o telefone com vc achei que ficaria mais tranquila. rsrs... Isso acontece com TODA mãe. Garanto que seu sentimento de culpa nao seria menor se ele fosse mais velho. Sabe pq? Pq vc sempre tentaria justificar e encontrar alguma desculpa para que a queda dele venha a se tornar culpa sua.
Fica calma, tá? Passou e ele ta super bem e prontinho pra outra! rsrs....

Bjokas amiga!

Carol disse...

Aaaai guria é terrível!

Sabe o Henrique já caiu três vezes e duas foi do sofá alto e da cama alta, ai ai.
Mas o que eu pude perceber, criança e chão foram feitos um pro outro, só pode ser. E na hora mesmo eles choram do sustão que tomam, mas a carinha deles é de matar...:(

Cristiane faga disse...

Ah Jacque, infelizmente acontece. Voce nao é a primeira e nao sera a ultima mae a ver isso acontecendo. Fica assim nao.. O Gui,meu mais velho, caiu da cama vaaaarias vezes... nao quando era pequeno, mas ele aprendeu a subir na cama antes de aprender a descer... Jà viu, né? Chega uma idade em que nao conseguimos ficar de olho neles 24 horas por dia.. eu nao conseguia.. quando menos esperava la vinha o choro... ele tentava descer da mesma maneira que subiu, ou seja, colocando a cabeça na frente.. Resultado? Tombos certeiros...

Fernanda disse...

Jack eu sei bem como é esse sentimento,mas fique tranquila querida que culpa é algo que nós mães sempre vamos sentir,afinal culpa é apenas o reflexo do cuidado e perfeccionismo que queremos ter com nossos filhos, mas saiba que pelo tempo que te acompanho aqui no blog posso dizer de boca cheio que você é uma ÓTIMA mãe.
bjussss

Thais disse...

O importante é que ele está bem, não aconteceu nada, graças a Deus. Eu tenho tanta psicose com queda que desde os 5 meses não coloco na cama. quer dizer, troco na cama (trocador é um perigo depois que rola!), mas coloco tudo que vai usar na cama, tb não viro pra pegar nada.

Não fique culpada, não aconteceu nada!

Bjos

Denise disse...

Olá!!

Obrigada pelas felicitações no "A Grande Diferença"!!
Vamos ver se vou dar conta do recado...!!
heheeh...
Beijo,
Denise.
:o)

EvELLyN disse...

Olá Jacque.

Isso faz parte, e está tudo bem.

Não sinta-se tão culpada, vc é uma otima mãe.

Brayan está é Lindão.

Não fica triste, vai passar, tá bom.

Grande abraço.

Karina disse...

Nossa imagino o susto, mas não fica mal não, essas coisas acontecem e pode ser com qualquer uma de nos...!!

Tem selinho para vc lá no meu blog!!!

Bjs!!!

Keka disse...

Faz parte amiga! está certissima em deixá-lo só no berço viu,não se culpe.

Renata Coelho disse...

Ai menina eu vivo deixando a Sarah na cama e qualquer dia vou encontrar ela no chão tbm, depois do seu post nunca mais vou deixar ela sozinha.
Que bom que não aconteceu nada e ele está bem e lindo como sempre, ô menino lindo gente!!! Vc vai ter milhares de noras hein kkkkk!
Não se culpa não, vc é uma mãe super cuidadosa e acidentes acontecem.
Bjus e melhora viu?

Áries disse...

Ai amiga sei bem o que é isso, Melynna já caiu de cara no chão bem na minha frente, é sempre tão rápido que não dá p/ evitar, mas dessa altura aí da sua cama nunca, eu teria um treco rsrsrsrs.
Outra coisa, muuuuuuuuuuuito cuidado com ventilador onde ele pode alcançar, se colocar o dedinho já sabe né? É um perigo.
Criança é muito curiosa e mexe em tudo, tudinho mesmo, querem pegar, estão conhecendo as coisas, descobrindo o mundo, p/ eles tudo é novidade, muita atenção aí amiga.
Mas não se culpe, isso acontece, mas claro que é bom evitar né? Uma queda dessas sei lá, pode acontecer algo pior, foi Deus mesmo que não deixou ele ter algo nem mesmo um galo, que bom que ele está bem, mas a gente sempre fica em pânico rsrsrsrs.
Bjos e bom fim de semana.

Amanda disse...

Esse post foi um alerta para mim... Mariana só tem 2 meses e meio e as vezes eu a deixo sozinha na cama, vou a cozinha rapidinho tals... melhor ficar atenta desde já né Jacques...
Olha, apesar de tudo, é bem normal estas coisas viu, lá na escola, qd começam a andar é mais dureza ainda, tem q ficar de olho e mesmo de olho neles acontece tudo muito rápido, qd se vê, já era!
Mas graças a Deus q não foi nada grave... q o anjo da guarda continue cuidando dele.. eu rezo muito pro anjo da guarda da Mari... eu sempre rezei aliás antes de ir trabalhar ´para o anjo da guarda de meus alunos... sempre morri de medo de acidente com eles na escola... sentimento de culpa é horrível...não fique guardando isso tá?
Pensa q foi um alerta agora pra não acotecer coisa pior depois...
até das coisas ruis a gente tira algo de bom...

Bjs

Mari disse...

não parece dramatica nao, eu ficaria do mesmo jeito, mas acontece amiga... outro dia eu tava cortando a unha do dimi e sem querer ele mexeu e eu tirei um pedacinho da carne e sangrou, tadinho ele chorou, ja fiquei desperadaimagina queda, mas fica tranquioala que ele ta bem!!! e acontece
um beijo

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

uiiii amiga... imagino a culpa que vc deve s=ter sentido nesse seu coraçãozinho. Nossa, pis as vezes o Pietro bate sem querer em algum lugar e ja chora aquele choro sentido, imagina uma queda, nossa eu ficaria que nem vc.
Todo cuidado é pouco né....

beijos

Cristiane disse...

Realmente e um codinome que todos querem falar, e de ficar louca mesmo, mas e carinhoso so acho que as vezes pode irritar, mas mudando de assunto seu bebe esta lindo, a cada dia ele fica mais lindo, mas crinaça cresce que nem percebemos, mas e uma dadiva ...


beijo

vanice disse...

Oi jacqueline!!
vi seu blog lá no da Alethéa,e gostei muitooo.
É amiga,isso acontece.Que bom que não foi nada demais,e seu pequeno tá bem.
passa lá no meu blog
http://blogtambemquero.blogspot.com/
bjos

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com