30 de março de 2011

A brancura e a anemia

Sempre fui muito branquinha (tá, branquinha é pouco, sempre fui pálida, daí os meus apelidinhos na adolescência de vandinha adans, gasparzinha, e palmito) e desde sempre as pessoas acham que brancura demais é sinônimo de anemia.
Na escola as professoras sempre pegavam no meu pé, chegavam a examinar a parte de baixo da minha pálpebra para ver se estava amarelada e logo davam a sentença: você está anêmica.

O engraçado é que eu nunca tive anemia, nem quando engravidei, nem quando ficava menstruada e nem mesmo após o pós-parto. Meus níveis de hemoglobina sempre foram ótimos e a produção de glóbulos vermelhos vai de vento em popa. Como eu estagiava em laboratório fazia exame de sangue toda semana e sempre deram normais, mas por causa da brancura nunca me livrei do rótulo anêmica forever.A mesma coisa são as pessoas acharem que quando alguém esta muito magro está aidético, ou quando se está acima do peso a pessoa tem colesterol alto e diabetes!

Daí que vi o meu filho passar pela mesmo situação. Começo da semana ele teve febre, mediquei e esperei para ver se ia melhorar, e do nada a febre passou, porém no dia seguinte ele começou a tossir um pouco, não pensei duas vezes e corri pra emergência. Chegando lá a médica já estranhou o fato dele ser muito branquinho, perguntou se ele sempre foi assim (Hellou, não ele nasceu azul e com o tempo foi desbotando doutora!!) e eu respondendo que sim,desde que nasceu, e que inclusive o apelido dele era branco de neve.Depois ela perguntou se ele tinha feito algum hemograma na vida (Ixi,váriossss, uns 4 até a presente data) e se o pai também era branco (juro que não entendi a relevância desta pergunta, dado ela estar olhando para a neve em pessoa). Muito intrigada com a cor do meu filho ela me perguntou se ele tinha anemia. Pronto!!!! Meu filho foi alvo do diagnóstico de anemia pela cor da pele mais cedo que a mamãe! E eu prontamente respondi que não,todos os exames dele tinham os níveis de hemoglobina normal, o hematócrito era ótemo, e ele tomava suplemento de ferro 2x por dia como recomendação da pediatra!

E ela começou a analisar o corpitcho dele, constatou que pulmões estavam limpinhos, e que provavelmente a tosse devia ser alérgica (isso eu já imaginava, devido ao meu marido e eu sermos super alérgicos) após, eu crente que ela iria passar um remedinho pro Bryan e me mandar pra casa, ela pegou a guia médica e solicitou um hemograma! POHA, pensem na raiva da pessoa! E sabe o que ela descreveu como motivo por estar solicitando este exame??PALIDEZ.
Do que adiantou ela me fazer mil perguntas e no final pedir exame assim mesmo? Depois ela me olhou com a  carinha mais sem graça do mundo e falou: Não fica com medo não tá mãe! é que estou achando ele muito pálido,vamos eliminar qualquer suspeita de anemia!

E lá fomos nós, Bryan ser furado pela 5° vez e eu chorar pela 109183989108489 vez. As enfermeiras já deram um sorrisinho quando leram o pedido, e uma comentou com a outra: Essa Dr. é muito engraçada, solicita exame por causa de palidez. E eu fazendo pois é com a  cabeça, e já que não tinha para onde correr, restava eu ficar lá chorando ao ver o bracinho lindinho do meu filho sendo sugado.
Fui sentar na salinha de espera, papo vai papo vem com as mães que estava lá (engraçado como uma mãe quando vê outra conversam como se fossem melhores amigas desde o colegial!! isso é assunto para outro post!) a Dr. me passa em frente a sala e solta essa pérola: Nossa,tô achando você tão pálida também (pensem numa cidadã sem maquiagem,batom, branca de dar dó e com cabelos pretos? era eu) estou até mas tranquila ao ver você assim com ele,pois a brancura parece até normal! (e quem disse pra senhora que ser branco não é normal??) E eu solto meu risinho sem graça pra ela.

2horas após o exame fica pronto. E ela fala toda sem graça: -É , realmente o Bryan não tem anemia e nenhuma defiência de ferro,pelo contrário,os níveis estão ótimos. Mas eu pedi também esse exame por causa do surto de dengue! (essa última frase foi como se estivesse se desculpando comigo). Tá que cuidados e prevenção nunca são demais, e com a onda de dengue aqui no Rio um examezinho de hemograma deixa nosso coraçãozinho de mãe aliviado, mas corta o coração ver meu filho sendo furado!!
E advinhem a cor da doutora?? branca como uma cera. Mas acho que ela não tem espelho em casa!!!!!!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Kkkkkkk amiga, pelo menos já descartou a dengue que realmente aqui no rio está muito frequente.

Eu nem sei como meu bebezão vai ser, eu tbm sou branquela e meu marido é moreno claro, eu iria ficar muito brava se uma médica falasse assim do meu filhote, mas temos que manter a calma né...beijocas

* SOL * disse...

Oi miga a qto tempo... Nem fale em Dengue pq tá feia a coisa,, me fale o Brayan tá aprontando muito? Porque o meu tá me deixando doidinha, sobe até na mesa.. Bjus

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Preconceito contra brancura? Era só o que faltava, kkkkkkk

Da próxima vez que for ao médico, passa pó bronzeador em vc e nele, viu?!

Abraços!

Carol disse...

ai ele é branquinho tão lindinho, parece porcelana...

Mas acho que em época de epidemia as médicas ficam encasquetadas mesmo :S

Sandra Kautto disse...

Esse post é a cara do meu esposo...ele é transparente de branco!! hehehehehe Gostei da sugestão de cima, passa esses cremes auto bronzeadores qdo for para a próxima consulta...rs rs.

Beijos

Thais disse...

Hahaha, duvido que vc seja mais branca que eu! Por incrível que pareça eu sou mais branca que TODOS os gringos aqui. Eles parecem ser mais brancos porque têm cabelo loiro e o meu escuro, mas é só colcoar bracinho lado a lado que pronto, eu ganho. Juro que em 27 anos ainda não conheci alguém mais branco que eu. :(

Também tive apelidos e comentários idiotas, e sabe o que eu sempre penso? É ok dizer pra alguém "nossa, mas vc é branca, hein, parece uma cera", mas se vc disser "nossa, mas vc é preto, hein, parece um carvão", vai pra cadeia. Qual a diferença????

Mas que bom que Bryan está bem, é isso que importa!

Bjos

Gabriela Crivelaro Costa Pires disse...

kkkkk... mas gente! ela devia ter notado o óbvio, a mãe e o filho com o mesmo tom de pele, só podia ser genético né!!! darr... mas que importa é que vcs estão bem!!!
Bryan é mesmo um Branco de Neve!! Fofo!!

Edna Fernandes disse...

O tristeza, o pessoal comenta que o Pedro é bem branquinho ai eu digo logo mais um pouco nasce transparente, eu sou branca o pai mais ainda só podia dar num pedrinho branquinho rsrs

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

oi miga, qto tempoooo.... correria total :(

Li o post antes desse e rachei de rir, hehehe, só vc mesmo!

Miga, brincadeiras a parte né, o post ficou engraçado, mas no fim das contas o mais importante é q está tdo certo com nosso branquinho d neve néannn!

bjos em vc´s!

Nath disse...

Haha mana, graçaDeus isso nunca aconteceu comigo. Mas costumam pensar que tenho diabetes só pq sou gorda...(há o mito que todos os gordos gostam de doces e não é verdade, eu prefiro salgado). Fiquei imaginando a cara da médica ao ver que estava tudo normal, haha. Eu nem me dava ao trabalho de fazer, ia embora e tchau. Aff. Mas ó da próxima vez que perguntarem se ele nasceu com essa cor, diga que nasceu preto e foi branqueando, hahahahahaha...

Qt a lixeira, vc coloca de frente pro vaso, menos mal, mas ainda assim num entendo pq ela está ali...enfim...mistérios misteriosos...hehe.

Valdinei riu muito do post anterior, vcs dão corda pra ele...

Bjs e saudades de tu e do cocada preta kkkkk...hehe.

Mamãe pela 2ª vez disse...

Seria muito engraçado se não tivesse furado o menino né tadinho.
Bjus pro menino branco mais lindo.

Grazi disse...

Menina.... Rsrsrs. Só rindo mesmo. Tava na cara. Aliás, pelo que vc diz, cara de um, focinho do outro, então ela questionou o óbvio, né?!
Mas tbm, pensa assim (só pra servir de consolo): Pelo menos ela investigou uma suspeita (ok, absurda...). Pior qdo a criança tem alguma coisa e só na terceira ida ao médico é que ele resolve tomar uma atitude. Pior ainda, né?
Tarimbo do branquinho... Dói de pensar nesses pequenos sendo furados, ai, ai....
Beijoconas !!

Dea, a mamae da Nina disse...

sou branca e tenho olheiras entao entendo bem o post.
Mas olha o post das fotos do Bryan com atores e o da guerra contra galinha sao imbativeis.
Bjs bjs e ja to seguindo, amei!!

Marina Queiroz disse...

Jaque
Voce ganhou o sorteio republic baby e ja te envie um email, ta bom?
estou agurdando sua resposta
bjus

Vanessa Dias disse...

Essa ninguém merece né? Rsss
Esses médico de emergencia são péssimos. Odeio levar o Pedro em emergencia. Corta o coração ver eles sendo furados né? Pedro tirou sangue ontem e eu tb morri de dó, rss.
Bjsssssssss

RENATA disse...

Tadinho... vontade de dar na cara dessa médica, né???
Ainda bem que está tudo bem!!!
Beijinhossssssssssssss

Roteiro Baby disse...

Preconceito contra a brancura?! Que novidade maluca!
Tadinho dele... com tantos furos!
Coração de mãe sofre mais que o deles, né?!

www.roteirobaby.com.br

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com