7 de setembro de 2011

Das distrações




Tá aí uma difícil tarefa: distrair meu filho.Porque o Bryan não é daquelas crianças boas que se enganam facilmente com qualquer coisa, não, meu filho é difícil.
E por causa dessa dificuldade, fica cada vez mais difícil mantê-lo entretido por 2 seg. apenas (nunca escrevi tanto a palavra difícil em apenas 2 parágrafos).

E por vezes as "distrações" se tornam grandes problemas e dores de cabeça, que eu preciso distraí-lo com outra coisa para ele esquecer a distração. Não entendeu? aqui vai alguns exemplo:
Outro dia estava na casa dos meus pais, lá tem vários brinquedinhos (controle remoto, chinelo, jarra de suco, tampa de panela) para ele bagunçar e ficar quietinho, mas depois que ele joga tudo no chão, meio que perde a graça a brincadeira, e foi ai que meu pai teve a brilhante ideia de dar a caixinha de chá para ele brincar.No começo pensei: ah,que legal,ele vai ficar encantado com a caixinha, vai brincar e ficar quietinho. E o que aconteceu?? ele rasgou a caixa inteirinha, em vários pedacinhos, e ficava transferindo os pedacinhos do chão por sofá, do sofá pro chão. E eu pensei: vai ser o "caos" fazer ele largar a caixinha e ir pra casa dormir. Dito e feito,visto que ultimamente ele tem dado "o" escândalo quando falo: vamos pra casa. Ele esperneia, faz corpo mole, chora e tudo mais.Daí meu pai falou: deixa ele levar a caixinha (ou os restos mortais dela).Beleza, catei pedacinho por pedacinho e viemos contentes e felizes. Chegamos em casa ele já colocou os pedacinhos em cima do sofá e ficou por lá.O relógio já marcava 1:00h da madruga, e eu desesperada me perguntando quando aquela "distração" ia deixar de ser legal.A resposta parecia ser: nunca. Nem trocar a fralda ele queria, só quando eu coloquei os pedacinhos da caixa do lado.Pra dormir foi aquela guerra! Ele não queria deixar os pedacinhos na cômoda, e quando apaguei a luz ele chorou muito, mas um choro sentido.Fiquei com a maior dó, pois quando ele chora fica todo vermelho, e dessa vez saiam lágrimas e mais lágrimas e ele chegava a soluçar.Tive que pegá-lo no colo e ninar como se fosse bebê (depois de muito tempo sem fazê-lo) e só após 20 min. ele caiu no sono e eu dei sumiço na caixinha (mas meu pai fez o favor de dar outra no dia seguinte).

Mas não são só as caixinhas que servem de distração.Como ele tem recusado o almoço ultimamente, fui obrigada a recorrer a uma tática que eu não gosto, que é a de ligar a TV enquanto ele come.Ah, a televisão é uma senhora distração.Enquanto assiste discovery kids, ele come numa boa (algumas colheradas), mas é só desligar que ele logo para de comer.Agora vai desligar a TV depois do almoço e falar: vamor escovar os dentes? ele fica brabo.
Outro tipo de distração na rua, que o Bruno inventou foi o tipo de distração mais temida pelas mães de bebezões: a bola de gás hélio. Quer ver uma mãe sofrer? Quer provar do pão que a criança amassou? dê um balão de gás hélio na mão do seu filho de 1 ano e pouco.Vou te dizer: aquilo épracabar com a vida de um serumano.O balão de gás hélio é o sofrimento travestido em formato de balão.É a forma mais cruel de tortura contra uma mãe.

E o Bruno me chegou com o Bryan, após uma breve saída na rua enquanto eu dava um jeito na casa, juntamente com um balão de gás hélio, super descolado em formato de moto.
Na hora em que vi o balão pensei: WTF? mas me controlei, respirei fundo e soltei um: que legal,balão de gás hélio, você sabe que isso vai me dar uma dor de cabeça, não sabe?? e ele sem entender nada.
Por alguns segundos ele não entendeu, porque quando a pessoa avista um balão de gás hélio na rua com seu filho pensa: que legal, é tão maneiro andar com o balão voando.Mas o verdadeiro problema está em casa. Quando o Bryan soltou o balão e ele obviamente foi parar no teto do quarto, foi aquele Deus no acuda.E toda hora eu ou o pai, tinha que pegar a cordinha e trazer o balão perto dele.Pior quando ele cismava que o balão era pipa e ficava correndo pela casa com a linha, ou ainda quando ele queria "sentar" na moto, e o medo daquele troço estourar? E como fazer ele enjoar da distração e dormir? O Bruno teve que esconder o balão e mesmo assim o Bryan ficou 2 dias olhando pro teto e choramingando.
Tem distrações que podem se tornar uma bela dor de cabeça, e por esse motivo balão de gás hélio foi proibido de entrar em casa.

Balão de gás hélio, também conhecido como: O desespero de uma mãe.

Criança quietinha e feliz olhando seu balão no teto.

Criança desesperada querendo alcançar a cordinha do balão.

25 comentários:

Thais disse...

Oi Jacque, quando eu dei um balão desses pra Bebella foi tranquilo, só colocamos uma corda mais longa e pronto, ela conseguia puxar. Ou então amarrávamos na cadeira, aí não ia pro alto.

Aqui a gente faz as coisas um pouco diferente, a Bebella tem a hora de dormir e dela não passa nem 15 minutos nunca. Deu hora de dormir é hora de dormir, ela nem reluta, pois se acostumou ao longo dos 19 meses. E no dia que a gente brincou de pintura (coloquei lá no blog), fiz logo antes do banho antes de dormir e quando resolvi encerrar a brincadeira ela deu o maior escândalo de todos os tempos com choro sentido. Mas regra é regra, peguei no colo (enquanto ela se debatia) e expliquei que outro dia brincava mais. Não escondi as tintas, nada, apenas expliquei. Depois de uns minutos ela parou e eu expliquei de novo, pra reforçar.

Uma coisa que ajuda quando a gente vai a algum lugar e eu sei que ela não vai querer ir embora facilmente é ir dando avisos. Aprendi isso na Supernanny e funciona. Faltando 10 minutos eu abaixo na altura dela e falo: "filha, daqui 10 minutos a gente vai embora". Depois faltando 5 minutos e depois faltando 1 minuto. Hoje quando eu dou o primeiro aviso ela acena a cabeça que entendeu e na hora de ir embora 99% das vezes não tem escândalo. Claro que não funciona do dia pra noite, mas hoje em dia funciona.

Tenta dar os avisos quando for na casa dos seus pais, com o tempo ele entende!

Bjos

Anônimo disse...

Nossa, o Bryan fica obcecado pelas coisas! Bom, eu sou da seguinte opinião quando o bebê fica assim com coisas que não são brinquedo dele: simplesmente não dou. O Douglas adora um controle remoto também, e teve época que, quando tirávamos da mão dele, era um escândalo que dava pra ouvir a km de distância. Por isso, parei de dar pra ele tudo o que não era dele. No começo foi um xororô, mas passou, ele esqueceu, se conformou. É difícil no começo, a gente sofre junto, mas faz parte. É pro bem dele, penso eu.
Quanto a TV, desde sempre o Douglas come assistindo desenho. Senão ele simplesmente não come. Há um tempo atrás ele estava abaixo do peso por causa de infecções urinárias, agora imagina se eu ia tirar o desenho na hora das refeições...
Acho que, quando temos filhos, não existe certo e errado. Existe o jeito que vc faz as coisas, o jeito que seu filho faz as coisas, a rotina da familia. Essas coisas tem que ser levadas em conta. Os pediatras falam muitas coisas que, pra eles, é a verdade absoluta. Mas nós é que conhecemos nossos filhos, como ninguém.

Luisa Morosini / Luly disse...

KKKKK.
AI AMIGAAA... ESSES DIAS TAVA FALANDO SOBRE O TITULO DO SEU POST DE HOJE COM MINHA MAE E IRMAS.
NAO VEJO A HORA DE RAFINHA TER UNS 3 MESES SABE...
MENINA, ELA APRENDEU A FAZER MANHA..
FAZ UM CHORINHO Q DURA 2 SEGUNDOS E PARA, AI CHORA DOIS SEGUNDOS E PARA..
E UMA BEBE DE 1 MES E MEIO NAO TEM COMO DISTRAIRRR.... E EU FICO TRCANDO DE POSIÇAO, E FICO FALANDO COM ELA E ELA MAIS GRITA E TROCO FRALDA E DOU EITO E DOU MAMADERA, E NAO E DOR.. E A MENINA FAZENDO MANHA, AAAAAAHHH....KKK.

QUANDO SERÀ Q ELA VAI SE DISTRAIR COM ALGUMA COISA'??? RS

BJS.

Ariane disse...

Olá! Sou novata aqui no seu blog.

Adorei o post! Parece até que estava falando do meu filho... como é difícil entretê-lo por mto tempo, mas basta umas coisas simples (como a caixinha) para prender a atenção dele.

Bom saber do balão, este não vai entrar aqui por enquanto não! rs

beijos

Anônimo disse...

Vc reclama q é dificil entreter seu filho mas qdo ele se entretem vc não gosta... criança é assim mesmo!!! Gostam de coisas não são brinquedinhos coloridos próprios para colocar na boca!leve mais na esportiva.

Sandra Kautto disse...

Menina o branco de neve tá um furacão..rs rs. Fiquei imaginando ele tentando alcançar a cordinha do balão....

Beijos pra vocês!!!

Carol disse...

Ai tô aqui de volta, e não pude deixar de comentar...


HAHAHAHAHAH me c#guei de rir com o balão de gás hélio, meudeus to rindo até agora...


ai ai

que demais!

Tô acompanhando vc a cada post, mas não me animo a entrar no blog e comentar =(

Beijos queridaaaa

Nave Mamãe disse...

Óin, que amor! Apaixonado pela caixa de chá!
Pode dar trabalho pra dormir, mas é um doce esse teu filho!
Beijos

Grazi disse...

Jacque! Meninaaaa.... Desisti de tentar tirar a tv na hora da refeição. Qdo eu tinha só o mais velho, jurava que qdo viesse o próximo a primeira coisa seria nunca deixar a tv ligada nas refeições. MrD era tão viciado, que não comia na rua sem tv. Era o caos total. Tinha que colocar dvd na rua. Jurei que não passaria por isso novamente.
Masssss... Nem tudo é como a gente quer! MrD chega pra comer e a primeira coisa que faz é apontar com o dedo beeeem esticado pra tv. Posso com isso? Aprendeu com o irmão, apesar de todo meu esforço contrário! Aff!!!
O Bryan tá fofo!
Bjim!

Dani disse...

façavor, me explica o que esses bebêzicos vêem nas benditas caixinhas? HAUUHAHUAHUAHUHUA caixa de gelatina vazia é uma festa pro meu primo de 10 meses, é só ver uma que quer colocar na boca ou despedaçar toda, eles vêem toda uma mágica num objeto tão simples!


Sonhei com o Bryan noite passada, ele tava brincando de fazer comidinha com o barro pra dar pra você, haha, uma gracinha :P

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

kkkkk

Por aqui, o "buião" (balão em bebeiês) é um tremendo sucesso tb! Mas dá um trabalho...

E me conta uma coisa: pq as coisas comuns, como as caixinhas de chá, são mais interessantes que os caríssimos brinquedos que compramos???!!!!

Abraços!

Dea, a mamae da Nina disse...

bolinha de sabao aposto q ele vai amar. Vc tem quintal ou praça perto??
Nestas lojas de festa vende baratinho.
Ja comprei pintura a dedo e pus lençol no chao num dia chuvoso.
Ja piquei papel e colamos nun caderno, temos q nos virar amiga e criar brincadeira.
Bjs bjs

aninepinheiro disse...

eu adoro os balões de gás hélio, kakakakaka.


Bryan é muito esperto e percebe logo as coisas.
Guilherminho tb náo se distrai fácil, nem TV ajuda e eu vivo rebolando (as vezes literalmente) pra conseguir entrete-lo. Vou tentar a caixinha de chá. rsrs



beijos

Natália disse...

MTO HILARIO. ME PREPARANDO PRA QUANDO O GABRIEL TIVER NESSA IDADE. BJUS

Helena Argolo disse...

Gata, sigo seus posts por email, rindo muito das aventuras e desventuras do Bryan. Dessa vez vim comentar para lhe dizer: fora o fato de que adora escovar os dentes, o Heitor é IGUALZINHO, um clone da distração! Rs Parece q vi minha cria envolvida com pedaços de caixa no sofá... Rs Distração aqui, só outra distração vence. E qdo rola choro faço cara de valente mesmo. E ele até repete comigo: "CA-CA-BOU, Heitor!!" Kkkkkkk Bjs, continuarei aqui lendo vcs, abs!

Unknown disse...

Achei que só meu Pedrinho era assim!!
Da uma pena quando eles estão distraidos e felizes e nós temos que levar eles pra casa.
bjs

Ártemis disse...

Jacqueline, o Bryan não é difícil: ele é muito do esperto, isso sim. Criança decidida e que sabe o que quer (e como fazer para conseguir).
=)
Beijos

Futura mãmã disse...

Aiii o meu ainda nao nasceu e ja o imaginooo assimmm grande e me dando muito trabalhinhoooooooo :D
E unico ser mamae nao e....

beijinho e te sigo ...passa em meu blog e se gostar me sigaaaa :D prometoo voltar.. Tudo dde bom para esse nene e para sii..

Renata Coelho disse...

Menina vc escreve bem demais, é uma delícia ler seus posts, adoro.
Quanto ao Bryan tá cada dia mais fofo e esperto.
Ainda não passo por esse problema da distração, mas convivo com o problema da Sarah não querer mais ficar parada em lugar nenhum, não ficar mais muito tempo nem no chão, nem no carrinho, nem no berço, nem no colo, tem que andar o tempo todo com ela, aí imagina meus bracinhos como ficam né?
Bjus em vcs!!!

Cris Bomfim disse...

Oi Jacque, concordo contigo sobre distrair mais do que 2 segundos... hehhee, essa fase é exaustiva.

Obrigada pelo toque sobre o balão, aqui vou tentar fazer com que não entre, tentar por que o pai adora e não vê a hora de dar pro Rafa, mas vou fazê-lo ler seu post (ho ho ho, com ameaças, rá #brincadeira)

Bjs pros dois.

Cris Bomfim disse...

Oi Jacque, concordo contigo sobre distrair mais do que 2 segundos... hehhee, essa fase é exaustiva.

Obrigada pelo toque sobre o balão, aqui vou tentar fazer com que não entre, tentar por que o pai adora e não vê a hora de dar pro Rafa, mas vou fazê-lo ler seu post (ho ho ho, com ameaças, rá #brincadeira)

Bjs pros dois.

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Uow amiga, eu adoro e acho lindo balão a gás... Na festa do Pi vai ter um em cada mesa de convidado e mais outros na mesa de guloseimas... quero ver os convidaos doidos ao levar p/ casa então?!?! rsrsrsrs.

Pietro ta mais ou menos entrando nessa fase de ñ querer prestar atençao em nada do q gente dá.. só oq ele quer...

E oq esse mocinho faz acordado a 1 da manhã, que sapeca heim! Com ctza ele dorme até tarde néam dona mamãe, rsrs.

Gostei do exemplo da Thais sobre o método da sper nany. ñ custa tentar né?

bjjjssss

Unknown disse...

Olá querida, tudo bem?
Estou seguindo vc, passa no blog para participar do sorteio de uma sapatilha Ballasox!
Estou esperando vc!
bjos
www.petitninos.com

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Olá, estou passando por aqui, para convidar você para conhecer meu DOCE blog.

Quando puder passe por lá, vai ser prazer ter sua companhia.

www.tatidesigner.blogspot.com

A mãe do Matheus" disse...

Obrigada amoreeeee olha quanto ao fic ar loira vaio com fé rssss é so hidratar depois :D
Ei fiquei feliz por ter gostado do conjuntinho :D já usou?
bbitocas

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com