14 de setembro de 2011

Mudança de hábito

Nunca tive uma alimentação certinha, apesar de amar salada, sempre exagerei nas besteiras (biscoito de vento, chocolate, frituras em geral) especialmente aos sábados, depois que casei não existia janta aos sábados, era sempre aquele lanchinho nada saudável da barraquinha da esquina.

Beber água então, nuss, nem lembro qual foi a última vez que bebi uma garrafinha de água inteira.Só sei que a última garrafa que bebi foi de água com gás, eu amo água com gás.
Não sei onde começou esse hábito de não beber água, não sei se foi pela preguiça de abrir a geladeira, pegar o copo e despejar a água no copo, ou a preguiça em ir até a cozinha, o fato é que depois que ganhamos um filtro da soft, que tem água gelada e morna prontinha na hora, bastando apenas girar o botãozinho, eu não tinha mais a desculpa da preguiça.
Na fase da amamentação o péssimo hábito de não beber água me prejudicou e muito.Eu bebia água forçada.Só de lembrar o gosto,ou a falta de gosto, já me dá um revertério no estômago.E por beber pouca água, a produção de leite foi decaindo dia após dia até secar, até a ginecologista se espantou como o leite secou de um dia pro outro sem precisar do uso de remédios.

Para suprir a falta de água, eu sempre bebo 1 copo de suco, mas é 1 copo só e tchau.Daí eu pensei: gentem, eu só bebo 300mL de líquido por dia, isso não é normal. E decidi mudar totalmente meu hábito.
A mudança de hábito começou depois que percebi que estava oferecendo água ao Bryan pouquíssimas vezes.Resumindo, eu só oferecia água a ele 30min.após o almoço e 30min. após o jantar, e só.As vezes eu me lembrava de dar água pra ele, e outras esquecia completamente. E Bryan começou a não ligar para água também, as poucas vezes que eu oferecia ele bebia um gole e torcia a cara. O mesmo aconteceu com os sucos, quase todos sabores que ofereci, ele nem tchum pra eles.O único líquido que ele bebe e gosta, é o leite. Ele bebe cerca de 3-4 mamadeiras por dia com 210mL cada.

Mas percebi que, por eu não ter o hábito de beber água a todo momento, acabo esquecendo de oferecer ao Bryan, e como ele ainda não sabe pedir, acabava não bebendo também.Mas de uns dias pra cá isso mudou.Agora eu deixo um bilhete com o dizer: Já bebeu água hoje? nos lugares estratégicos onde eu sempre vejo (computador, geladeira, TV), isso eu aprendi com uma tia (minha querida tia que ainda se encontra internada), ela sempre colava esses dizeres, e uma vez fui na casa dela, e lendo deu uma vontade de beber água...rs.

Sempre que eu leio o bilhete bebo um copinho, nem que seja metade, e ofereço ao Bryan também.
Ele já até aprendeu a falar água do modo dele (sai algo parecido com águ) e sempre que vê o copo, bebe até se engasgar (ele ainda não se acostumou com o fluxo do bico do copo).
E esse é só um dos hábitos saudáveis que adquiri após ser mãe.Ser mãe mudou tudo, a forma como penso, o jeito de me cuidar e claro, penso que eu sou o maior exemplo para o Bryan, e meus hábitos serão os hábitos dele amanhã,  é eu desejo que ele tenha hábitos mais saudáveis que os meus!

16 comentários:

Thais disse...

Jacque, está mais que certa em mudar! Água é essencial não apenas para a saúde, mas para a beleza, os cabelos, a pele, tudo fica melhor.

Beber é hábito, quanto menos/mais se bebe, menos/mais vai querer beber. Eu bebo muita água. Mas muita inacreditavelmente mesmo, tipos no mínimo 3 litros por dia, mas em geral são 4. Prefiro ficar sem comer do que sem beber água. Fora muito suco e muita coca (esse é o meu pecado). O total de líquido por dia vai pra mais de 5 litros. :o

Mas isso começou porque quando eu tinha 16 anos eu tive pedra nos rins e um ano depois pielonefrite aguda e nos dois casos o médico mandou que eu tomasse muita água sempre pros rins funcionarem bem. Daí há uns anos atrás minha mãe teve muito problema nos rins e acabou perdendo um. Aí que eu fiquei louca de beber água mesmo, traumatizei.

E Bebella pegou o hábito, ela vira um copinho de 300 ml de uma vez, todinho. No total ela deve beber uns 700 ml no mínimo de líquido por dia.

Faça esse hábito e vc vai ver a diferença na saúde!

Bjos

Ariane disse...

Nossa, me secou a garganta só de ler aqui... vou ali tomar água e ja volto!! rsrs

Tomo muita água e oferece muita água para o Arthur tbm, ele toma o dia todo, sempre deixo o copo dele (daqueles que não vaza) na sua altura e ele vai tomando de golinhos em golinhos o dia todo, nem preciso ficar oferecendo a ele.

Q bom q vc mudou seu hábito, com certeza será um óimo exemplo para seus pequenos!

beijos

Isabela Kanupp disse...

OLha lá vai o relato mãedemerda, eu sempre esqueço de dar água para a Beatriz. A sorte, é que, nosso filtro - que sai água gelada e normal - fica ao alcance dela, então ela mesma vai la e pega! Porque se dependesse de mim, coitada.
Agora, eu também estou me esforçando super, para pelo menos beber 2litros de água, durante o dia. Mas tem dia que eu esqueço completamente.


Vou usar essa tática dos bilhetinhos, rs!


Beijos!

Ivna Pinna disse...

Jocque, verdade isso, ele acabava sem beber água tbm.. ainda bem que vc "acordou" a tempo.
Daqui a pouco, ele vai tá correndo nonstop o dia todo e vai perder muito liquido.. E tenta oferecer os suquinhos mais vezes, pq aqui, algumas frutas tive que oferecer algumas vezes até ele aceitar.

beijos

Néinha Figueiredo. disse...

Jaque, vc não é a unica...
Já tive várias infecções urinárias por falta de agua.
Tõ tentando mudar justamente por conta disso!
Percebi que não dou agua para o Yan, na verdade ele só bebe agua qndo o pai chega do trabalho e da pra ele no copo.
Aproveitando seu embalo, vou me reeducar começando pela agua e quem sabe em breve abandono minhas frituras por verduras e legumes cozidos. Rs....
O Bryan nem preciso falar que sou fã dele né?
Não sei se já te conte mas, quando eu estava gravida, falava assim pro meu marido:
Olha esse bebê que lindo, vou ficar reparando nele pra ver se o Yan nasce parecido kkk #aloka!

Bjs Jaque!

Anônimo disse...

Eu também não tinha o hábito de beber água e, estranhamente, eu só tinha sede a noite. Mas, desde que mudei pra Brasília, o corpo implora por água! Aqui é quase um deserto então, volte e meia, a garganta fica seca. Assim adquiri o hábito de beber bastante água ao longo do dia. O Douglas, por sorte, aprendeu a pedir e a beber bastante água também, além de sucos.

sou mãe, e agora??? disse...

Jacque sou igual a vc, não bebo muita água não, só de pensar em beber 2 litros por dia já fico enjoada, no verão até tomo mais que um copo por dia. E tbm acabo esquecendo de dar água pra Ryan Caio, tbm to tentando mudar isso... Como a Néinha escreveu aí em cima tbm tive várias infecções urinárias, 2 só no último mês! Mas meu leite não secou não, ainda bem pq RC só quer saber de peito, se secar tadinho... Vou fazer uns bilhetinhos too, bjs pro príncipe !!!

Vivian disse...

Eu bebo muita água, durmo com uma garrafinha do lado da cama. Já o Gá, tenho que oferecer o tempo todo, ainda mais com esse ar seco. Com ele a gente faz a brincadeira do Peixonauta, falo que tem que repôr as bolhas e ele corre beber... rs
Bjos

Rebeca disse...

Eu já cheguei a beber 4 litros num dia de muito calor. Sempre tive muita sede. Mas no frio bebo pouca água, e como aqui é frio na maior parte do ano, acabei perdendo um pouco o hábito!

Beijos

Vannia - Pronta Para Ser Mãe disse...

Tomar água não é um hábito fácil de ser conquistado rs...eu vivo me policiando á isso, agora então procuro sempre tomar água.

Bjus

Dea, a mamae da Nina disse...

aqui bebo muiita agua, na gravidez entao mais ainda.
Nina ama agua, agua d coco, suco e é viciada em frutas.
Mamadeira so 2 no dia, d manha e a noite, qdo fez 1 aninho cortei a da tarde. A peditra disse q nao tem mais necessidade d tanto leite.
Bjks

Meisy disse...

Eu aprendi a tomar muita água depois que comecei a trabalhar no ar condicionado que seca muito minha boca, mas antes tbm tomava bem pouco. Bjs

Patricia Charleaux disse...

/boa dica, vou colocar o bilhete na porta da geladeira, pois eu bebo água o dia inteiro, mas esqueço de oferecer ao João Vitor. Adorei!!bjs

Ju Marchioro disse...

Como assim amiga, não bebe água! Aii aii aii, ainda bem que vc está conseguindo mudar esses hábitos e inserir isso na vida do Bryan.
Li, que água ajuda até na fertilidade, minha médica (endocrino) me receitou um santo remedinho para ajudar a emagrecer (adeus dieta né); Água de coco, desde então tomo todos os dias,e agora gravidinha, vou tmar ainda mais...

Beijinhosss

Grauce disse...

Nem me fale em água. Como eu já tive problemas por conta de não beber! Tive cistite e agora é a amamentação. Se eu ficar sem beber um copinho d'água por dia, no outro o peito tá murchinho, murchinho! Daí me desespero e dano a beber água, mas ai o peitinho murchinho fica cheinho, e vazando! Mas o importante é o leitinho pro meu filhote!

Beijo

♡ Grauce e Junior ♡

Patrícia M. Chaves disse...

eu tomo muita agua e o Dudu tbm e qdo ele nao bebe eu vou la e ofereço...agua é excelente pra saude...aqui o unico q nao bebe é o papai kkkk

vc faz muito bem mudando seus abitos, bem pra vc e para o Bryan...

bjosss

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com