23 de outubro de 2013

9 meses



Aos 9 meses eu já...

- Ainda mamo só peitchas + comidinhas deliciosas que minha mamãe faz;
- Já chamo a mamãe com a mão;
- Grito quando alguém tira um brinquedo da minha mão;
- Subo na grade do berço, e esses dias quase despenquei do mesmo. Mamãe foi rápida e esperta, e abaixou a grade rapidinho;
- Amo ficar no chão brincando, e me movimento sentada com as minhas perninhas;
- Já ensaio engatinhar, me arrasto pelo chão e consigo chegar onde eu quero;
- Gosto muito de assistir A Galinha Pintadinha, e quando acaba bato no notebook da mamãe para ela colocar de novo;
- Mamãe diz que sou uma mini-canibal, pois adoro morder a bochecha dela, e do meu irmão, e também já me machuquei mordendo meu próprio braço;
- Meus dois dentinhos de cima já estão saindo;
- Já estou calçando sapatos de mocinha, e meu número é 18;
- Ainda acordo para mamar de madrugada umas 3 vezes. Mamãe fica exausta, mas eu amo ficar pertinho dela sentindo o coração batendo;
- Sou calorenta ao extremo, e gosto de ficar só de fraldinha;
- Já distribuo beijos e sei dar tchau;
- Fico grudada o tempo todo na minha mãe, e estranho quando quem eu não conheço me pega no colo, e logo abro o berreiro.



10 de outubro de 2013

Desfralde sem traumas, ou, comprando seu iate.

E finalmente posso dizer que tenho uma criança desfraldada \o todoscomemoram.
Minha luta com o desfralde começou antes da Bebela nascer. Na verdade, foi quando me dei conta que teria que comprar fralda para duas crianças. Só que não respeitei o tempo dele. Na época ele até pedia para ir no finado troninho que a avó deu a ele quando tinha 2 anos. Ele sentava todo animadinho e o problema era tirá-lo de lá. No começo tudo era novidade, mas depois do primeiro xixi no chão perdi toda paciência (a pouca que me sobrou) e decidi desistir da ideia do desfralde (e ele acabou quebrando o troninho). Prometi que só voltaria a pensar em desfralde quando ele estivesse pronto, e me pedisse para tirar a fralda.
Só que um pouco antes da Bebela nascer, decidi insistir na ideia. Deixava ele sem fralda pela manhã, e estava indo tudo as mil maravilhas, até ele fazer o n°2 na cueca, e se esconder na varanda da tia, deitadinho no chão, com vergonha por ter feito na cueca. Aquilo partiu meu coração. Vi que eu estava forçando uma situação a qual ele ainda não estava pronto, e isso poderia até traumatizá-lo.

Bryan engordou 212781789 Kg, e foi ficando cada vez mais difícil achar uma fralda que não apertasse as coxas grossas e gostosas do meu filho (nhac, mamãe morde). A pampers já ficava apertadinha, e vazava na maioria das vezes, e foi aí que me encontrei com a Huggies Turma da Mônica, que é a maior XXG do mercado e tem cinturas ajustáveis (não estou recebendo nada pelo jabá).
Daí 2013 chegou, a irmã nasceu, e Bryan completou 3 anos ainda usando fralda (derrota). O cocô começou a ficar mais mega fedido, e toda vez que eu ia trocar tinha que praticamente usar uma máscara para não morrer intoxicada com o cheiro. Nem ele mesmo aguentava, e tampava o nariz com a fraldinha. Todo mundo falava: - Nossa, teu filho grande ainda de fralda? (não, ele usa sonda dããã) A maioria pensando que ele já tinha 4 anos, por causa do tamanho dele.
Como ele via a irmã de fralda, decidiu testar ainda mais minha paciência, e falava que ele também era bebezinho, e que xixi e cocô era pra fazer na fralda (derrota 2).

Esperei passar o tempo, e mês passado Bryan me surpreendeu dizendo que não era mais um bebê, e sim um homem, e que homens faziam xixi no vaso igual ao papai \o todoscomemoram2
Os primeiros dias foram tranquilos até demais. Tivemos alguns escapamentos, mãe descabelada, irmã precisando parar de mamar para a mãe ir acudir o filho, mas conseguimos. Sem troninho, reditor de vaso ou apetrechos. Ele faz direto no vaso, e consegue subir e descer sozinho.
No começo ele fazia xixi sentado, mas de uma semana pra cá, deu pra fazer em pé, e ainda faz questão de abaixar a tampa da privada depois (minha nora me agradecerá muito no futuro rs).
O n°2 foi ainda mais tranquilo, não teve nenhum fora do vaso. Ele avisa que vai ao banheiro fazer o dito cujo, e ainda fala: - Mamãe, fecha a porta e sai. Depois me chama para dar tchau pro cocô, e às vezes ele cisma em se limpar sozinho (meu filho cresceu *_*). Adora lavar as mãos após ir ao banheiro, e eu só sinto orgulho do quanto ele tem crescido e se tornado meu "hominho" andante de cueca boxer pela casa.
Ele ainda usa fralda para dormir, pois não consegue controlar a vontade de ir ao banheiro durante o sono, mas o desfralde diurno já foi um grande avanço. Agora um pacote de fraldas dura 1 semana, e sei que é questão de tempo para acontecer o desfralde noturno (oremos).

O que eu aprendi com o desfralde, é que não adianta forçar nenhuma situação se a criança ainda não está pronta. Só respeitando o tempo da criança, é que se tem um desfralde sem traumas (dane-se se os palpiteiros de plantão acha feio e vergonhoso criança com mais de 3 anos de fralda).
Agora com o dinheiro que economizei, pretendo comprar meu iate igualzinho a esse da foto, e comemorar tomando uma dose de champanhe tim tim. E daqui 3 anos tem mais descabelamentos com o desfralde da Bebela.


29 de setembro de 2013

5 sintomas de que você é uma mãe-zumbi


1) Você acorda com dor de cabeça mais de 3 vezes na semana;
2) Você boceja mais de 5 vezes em 1 minuto;
3) Não consegue se concentrar em nenhuma atividade durante a tarde (nem durante o dia, e nem durante a noite);
4) Só toma banho após 00:00;
5) Não consegue dormir mais de 3 horas seguidas.

Se você balançou veemente a cabeça em todas as opções acima, parabéns ou não você é uma mãe-zumbi, que passa mais tempo acordada do que dormindo, e vive para tornar a vida dos seus filhos melhor!!
E lá se vão 8 meses de sono conturbado. E hoje, quando a Bebela resolveu dar uma colher de chá, e dormiu 7 horas seguidas, eu tive aquela crise de bronquite, e não dormir.
Prazer, sou a mãe-zumbi \o
22 de setembro de 2013

7 e 8 meses


 Era para fazer um post por mês, mas a falta de planejamento, tempo, and a loucura que tem sido essas semanas com o desfrade do Bryan (YEAH! assunto para outro post), não consegui atualizar nada.
Com a chegada dos 8 meses, também chegou um pouco antecipadamente a crise de ansiedade e separação, as birras (sim, você não leu errado), e as vontades. Bebela é uma bebê tranquila até alguém mexer com ela. Bryan e Bebela já brigam, do jeito deles. Ela querendo sempre puxá-lo para perto, ele querendo tirar os brinquedos da mão dela, e ela berrando. E eu que pensei que as brigas só viriam quando ela estivesse andando. OMG

Bels está bem adaptada ao ritmo das papinhas, e eu a produção delas. Faço sempre a quantidade para 1 semana, e sempre de dois tipos: um com carne para o almoço, e outro com frango para o jantar. A prisão de ventre foi resolvida com a combinação de papinha de ameixa + papinha de pera e papinha de ameixa + papinha maça (basta cozinhar a ameixa preta sem caroço até virar uma geléia, e misturar com a pera ou maça em cubinhos, triturando tudo no mixer. Fica uma delicia, melhor que as papinhas da nestle, e super econômica, já que 7 ameixas e 1 fruta rendem 3 porções.) Bebela ama essa papinha.
O ganho de peso por outro lado, não foi tão satisfatório (na visão da pediatra). Com 7 meses ela estava com 7,300 Kg e 68,5 cm, e na consulta de 8 meses dia 19, ela estava pesando 7,550 Kg e medindo os mesmos 68,5 cm. Engordou apenas 250 gramas, e não cresceu nada. Isso prova que as noites insones e tardes sem tirar a soneca estão prejudicando o crescimento dela. Mês que vem irei levá-la em um homeopata, para ver se alguma fórmula consegue ajudar nesse probleminha.

Ela não dorme nem 5h por noite, e menos ainda pela manhã, quando devia dormir 10h. Sinceramente, dormir 4h seguidas já seria um sonho pra mim. Não aguento mais acordar de ressaca pela madrugada mal dormida. Às vezes eu levanto 5, até 6x para niná-la, amamentar ou dar colinho. Ela ainda não dorme sozinha, façanha essa que o Bryan já fazia aos 8 meses. Continuo amamentando, o que é bom para ela pegar logo no sono. Mas tem vezes que ela decide fazer greve de sono, e fica na sala comigo até 2:00 da madruga, e isso mesmo depois de eu ter mudado minha tática de apagar tudo e deixar a sala toda silenciosa (antes eu ficava assistindo série, o que a distraia constantemente).

Bebela está cada dia mais esperta, e nos surpreende com cada nova habilidade adquirida. Essa semana começou a mandar beijo, e dar tchau. Ela também já fala algumas sílabas, como da-dá, ba-bá, ta-tá, e recentemente falou pa-pá (que o pai cisma que foi papai a primeira palavrinha). Seu passatempo preferido é jogar os brinquedos, livros, e qualquer coisa que a gente dê na mão dela, no chão, para que eu ou o pai possa pegar, e dar de volta para ela. E ainda fica braba quando alguém tira algo da mão dela.

 A interação na hora da amamentação também evoluiu. Agora ela faz mais carinho em mim, e tem mania de puxar meu nariz (e dói o puxão dela, viu). Também gosta de ficar brincando com minha mão e meus dedos.
Já tentei acostumá-la a tomar mamadeira, mas ela brinca com o bico, e acaba não mamando nada. Decidi dar mamadeira porque as mordidas no meu mamilo tem sido cada vez mais constantes. Uma vez levei um susto e gritei de dor, e ela ficou super sentida, e berrou até não poder mais. Da segunda vez falei sério com ela, e ela ficou no bico, ameaçando chorar.
Continua com apenas dois dentinhos, e ainda não vi sinal de outros. O cabelinho está crescendo em câmera lenta. Não vejo a hora de saber se ela será loirinha como o irmão, e se os cabelos irão cachear (por enquanto estão lisinhos e bem finos, como os meus).

A única coisa que me preocupa fora o sono, é a dermatite dela. Antes só aparecia algumas manchas esporádicas, e saravam rapidamente com a pomada recomendada pela pediatra. Agora aparecem várias, e a pela das costas está com a aparência muito áspera. Ainda não marquei um alergista, mas do mês que vem não passa. As vacinas estão atrasadas #maedemerda, e preciso atualizar o cartão antes de levar outro esporro da pediatra.

Após esse mega resumo, vamos as fotos:

De poá

Sempre sorridente

Sendo paparicada pelo irmão, e amiguinho Daniel, que voltou de Brasília

Pense se a guria cansou após a maratona de Bienal??

Com os livrinhos que eu comprei na bienal

Irmãos unidos

Curtindo na gangorra com o irmão

Toda faceira, já brincando com o irmão


15 de agosto de 2013

Falta de tempo

Eu queria vir aqui com calma, contar as novidades, visitar e comentar no blog de todas...mas a verdade é que o tempo está cada vez mais escasso (e essa semana foi crazy). Então, para vocês não esquecerem que eu existo (please, não me abandonem), vou fazer um post bem mequetrefe para atualizar as novidades que são muuuitas, com direito a muitas fotos. Simbora:

 Enquanto isso, no tempo em que estive sumida:

Teve bolo para comemorar os 6 meses da Bebela (detalhe que minha cobertura de ganache de chocolate branco deu errado)

Teve o fim da amamentação exclusiva no dia 21, e a primeira papinha de banana que ela não curtiu muito.

Teve adaptação as papinhas. No começo foi terrible, mas depois de 3 dias a menina ficou uma comilona de primeira, e come tudinho!!!!

Teve o papai em casa dando o maior apoio, e ficando com as crias enquanto a mãe cansada aqui ia dormir

Teve irmão entrando no berço, cismando que é bebezinho.

Teve Bebela sentando sem apoio

Teve o irmão que não queria sair de perto da irmã

Teve o primeiro dentinho dando sinal no dia 12 de agosto, e a mãe tentando tirar uma foto


Bem que tentei, mas o flash não ajudou...

Teve Bebela tirando um retrato (ou pensando que estava segurando a câmera)

Teve a mãe babando no perfil da filha

Teve Bebela cansada dos cliks

E teve Bebela viciada em Peppa Pig, assistindo enquanto devorava o seu bichinho


Prometo que volto logo com um post detalhado
4 de agosto de 2013

Relato amamentação

Bryan mamando com 1 mês de vida
Estamos na semana do aleitamento materno (1 a 7 de agosto) e decidi vir fazer o relato da minha experiência com a amamentação.
Quando engravidei a primeira vez, imaginava que a amamentação era algo natural, e portanto não precisava me preparar, nem ler nada sobre o assunto, já que seria moleza: só colocar o bebê no peito, e voilá.
No primeiro dia eu tentei amamentar, aliás, esse era meu maior sonho, conseguir amamentar exclusivo. Como não pesquisei nada sobre pega correta, assim que Bryan começou a mamar somente pegando meu mamilo, a dor foi excruciante. Ainda na maternidade meu mamilo começou a soltar camadas de pele, e ferir. O pediatra chegou a brincar dizendo que ficaria pior, que provavelmente meu mamilo iria cair (ele falou em tom de piada, mas convenhamos que com isso não se brinca). O leite demorou 3 dias para descer, o peito ficou duro, Bryan não dava conta de mamar tudo, e quase tive mastite, já que tive febre, só que com a bombinha manual consegui aliviar o incômodo. Desde o primeiro dia Bryan mamou complemento. Juntou o fato de não receber apoio no hospital, e o mamilo ferido, e acabei sucumbindo a mamadeira. Chegando em casa, pensei que em um ambiente mais tranquilo (fiquei muito estressada no hospital), eu teria mais facilidade para amamentar. Ledo engano. O mamilo esquerdo foi o que mais feriu, chegando a sangrar e sair pus. Quando vi meu filho golfando sangue entrei em desespero. Me recusei a amamentá-lo. Aquele momento era de tamanha aflição e dor. Eu chorava quando amamentava, e não era nada prazeroso. Cada vez mais fui introduzindo o complemento, e ele mamava muito pouco no seio. Com o tempo, comecei a usar as conchas, e começou a sarar. Bryan fez 1 mês e finalmente aprendeu a sugar corretamente. Eu alternava o peito e a mamadeira, mas confesso que dava mais a mamadeira. Dava a desculpa que tinha pouco leite, mas é óbvio que a produção diminui por conta da mamadeira. Com 4 meses e alguns dias, Bryan aceitou o peito pela última vez. A amamentação estava começando a se tornar prazerosa, e fiquei muito triste em vê-lo recusar o meu peito. Com 5 meses introduzi os alimentos, e assim seguimos.

Com a minha segunda gestação foi tudo diferente. Eu me preparei, me emponderei, e disse que amamentaria exclusivo até os 6 meses. Comprei uma pomada super recomendada, assisti a vários vídeos de pega correta, e quando Isabela nasceu foi tudo muito natural. Senti uma conexão muito grande com ela, logo assim que ela veio para o quarto. A enfermeira tinha dito que o tempo em que eu me recuperava da anestesia, ela tentou dar uma mamadeira para ela, e advinhem? ela não quis mamar. Fizeram testes de glicose nela, e como continuou normal deixaram assim. Ela mamava sempre que solicitava. Eu só marcava o tempo para alternar os seios, mas desde o início sempre amamentei em LD.
Com a pega correta, meu mamilo não feriu. Sempre foi prazeroso,e um momento de tamanha conexão entre a gente. Ao contrário de muitas mulheres que não recebem apoio, eu sempre recebi apoio do meu esposo e da minha familia, já que minha mãe amamentou as 3 filhas exclusivamente, ela sempre me incentivou a prosseguir. A Pediatra também sempre frisou a importância da amamentação até o 6° mês.
Saber que eu estava oferecendo o melhor a minha filha, sempre me deixou orgulhosa da minha decisão. Nunca fiquei cansada ou sem vontade de amamentar, pelo contrário, às vezes acordava a Bebela quando passava muito tempo, para que ela pudesse mamar. Nunca pensei que meu leite era fraco, ou pouco. Com o tempo a demanda foi se ajustando as necessidades dela, e no dia 21 de julho completamos 6 meses de amamentação e carinho.
Apesar da introdução das papinhas, continuo amamentando com muito amor! Não tem momento mais sublime e apaixonante do que quando ela me olha, e faz carinho no meu rosto, quando está mamando. Pretendo continuar até ela não querer mais. Esta é a tarefa mais gratificante de ser mãe. Saber que eu fui insubstituível nos 6 primeiros meses me deixa ainda mais orgulhosa de todo tempo que dediquei a este momento.
O peito não é só alimento,é consolo, carinho, conexão. Amamentar é o maior ato de amor que uma mãe pode ter com seu filho.

Sei que tem mães que não conseguem, e nem por isso deve se sentir inferior. A mamadeira quando é oferecida com amor, também é capaz de criar um vínculo enorme de carinho com o bebê.

31 de julho de 2013

6 meses


Aos 6 meses eu já...

- Experimentei minha primeira papinha de banana no dia em que completei 6 meses, mas não comi praticamente nada, pois ainda não aprendi a comer de colher;
- Experimentei a primeira papinha salgada que mamãe fez e adorei;
- Continuo mamando nas peitchas da mamãe;
- Não cochilo mais a tarde, o que deixa a mamãe muito cansada e cheia de sono;
- Já sento sozinha sem apoio, mas sou muito preguiçosa e logo caio para trás;
- Só durmo de bruços. Mamãe até tenta me colocar de lado, mas eu viro e só assim consigo dormir mais de 3h seguidas de madrugada;
- Faço "bichinho" quando estou chateadinha e chorosa;
- Faço gracinhas ao mamar, querendo colocar o dedinho junto com o mamá.

P.S: Post mega atrasado porque meu note está com vírus :(



Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com