22 de outubro de 2012

Como calcular os meses da gravidez

Uma das grandes dúvidas da maioria das mamães de primeira (e segunda também), é como converter as semanas de gravidez em meses.
Na gravidez do Bryan e nesta, eu utilizo o gravidômetro para me basear (você pode baixar esse programa aqui) em que mês e semana estou, tendo em base a data da última menstruação.
Outro parâmetro para saber a semana certinha, é através da ultra no comecinho da gestação. Calculando pela DUM, eu completo 27 semanas hoje, mas em todas as ultras que tenho feito, o tamanho da Isabela sempre corresponde 1 semana a menos, o que leva a crer que: ou eu tive ovulação tardia (mais provável segundo a enfermeira do postinho), ou ela é menor em comparação aos bebês de sua idade gestacional.

Uma gravidez dura de 38-42 semanas, então dizemos que geralmente uma gestação tem 40 semanas, o que correponde aos 9 meses de gravidez. Passamos a contar a gravidez a partir do 1° dia da última menstruação (mesmo que o óvulo não tenha sido fecundado neste dia). Sendo assim a gestação teria duração de 280 dias.
OK, sei que embolei o meio de campo, mas vamos ao básico. A maioria dos GO's calcula um mês completo, no dia correspondente ao primeiro dia da última menstruação. Exemplo: eu menstruei pela última vez no dia 17/04, sendo assim no dia 17/05 eu completaria 1mês de gravidez, e assim sucessivamente. Por esta conta, eu estaria com 6 meses, e só completaria 9 meses no dia em que estivesse parindo.
Só que existe outra forma para calcular os meses. No caso a gestante se basearia na data provável do parto. Exemplo: a minha DPP é dia 22/01/2013, sendo assim, hoje dia 22/10, eu estaria completando 7 meses de gravidez. Essa conta bate certinho com a tabela que eu achei (abaixo). Sendo assim com 36 semanas, eu entraria no 9° mês de gestação. Para calcular dessa forma, você pode acessar a calculadora do site guia do bebê, aqui.
Nenhuma gestante é unânime, e acredito que o cálculo que os GO's mais utilizam, seja o do gravidômetro.
Confesso que fico perdidinha na hora de falar os meses, então prefiro sempre falar em semanas (embora a maioria sempre pergunte: mas isso dá quantos meses?).
E vocês gravidinhas, como calculam os meses de gravidez??


21 comentários:

Gracy disse...

Adorei ja até baixei o meu..hehe..bj

Geovanna disse...

Ai amiga... to nessa tbm... desde a primeira ultra, a Hadassa da uma semana a menos calculando pela DUM... ai meu GO tbm se baseou no falto de ter sido ovulaçao tardia... mas a ultima ulta q fiz, com um medico super hiper mega bom aqui (consegui marcar nem sei como ainda...kkk) ele explicou q meninA normalmente da uma semana a menos e meninO uma semana a mais... ele disse q é normal... ai me embolei toda... prq desde o inicio eu e eu GO temos ido pela ultra, no caso hoje to com 31 semanas e 3 dias... mias se for mesmo normal essa diferença de uma semana ai eu estaria, pela DUM com 32 semanas e 2 dias...kkkk... ai vc sabe com oa gente fica doida ne... e pa contar as semanas, tbm uso essa tabela q vc postou... achei mais pratica e facil de calcular..kkk...
Bjos pra vcs!!!

jo nascimento disse...

Tambem me embolo toda com os meses e prefiro dizer as semanas assim não corro o risco de errar kkkkk

Ivna Pinna disse...

A gente sempre se embola mesmo. Eu calculei do Enry pela primeira ultra que foi bem no comecinho e tbm pela tabela, essa que vc mostrou.
O Enry nasceu certinho, com 40 semanas, na DPP, tanto na minha como do GO.
Beijos

Di disse...

Eun sempre falava em semanas e ficava explicando que gravidez dura 9 meses sim, mas que o bebe nasce no final do 9 mes e não no começo. Essa explicação sempre satisfez a todos os curiosos que nunca tiveram filhos. rsrs
bjs
Di

bruna disse...

E assim mesmo tambem to toda enrolada com os meses....

Anônimo disse...

oie to meia perdida nesse calculo de semanas minha ultima consulta foi dia 16/9/13 estava com 31 semanas e dia 30/9 tenho outra consulta e vou estar com 33 semanas to meia perdida quantos meses estou ?

Georgina disse...

Fiquei confusa, estou grávida 17 semanas, e o médico responsável pelo ultrassom me disse farei 4 meses no próximo dia 07 de outubro!
Mas por essa tabela, parece que tenho 5 meses. Afinal qual é o mais correto?

Anônimo disse...

Por favor me ajude,no dia 22 de agosto estava com 13 semanas e 1 dia e agora com quantas semanas estou? entre em contato cmg pelo meu e-mail rafaelacabofriocf@outlook.com GRATA!

luana karine disse...

olá boa tarde!!!
gostaria muito de saber com quantos meses estou e qual é a data prevista do meu parto posso contar com vcs pra isso...meu Email.
luanakarinef@outlook.com

Grata...
Luana Karine!

luana karine disse...

fiz minha primeira ultra no dia 24/08/13.e deu que eu estava com 15 semanas e 0 dias...por favor me mandem respostar...

Grata...
Luana Karine!

Anônimo disse...

gente na ultra deu q eu estou com 22 semanas e 3 dias... como eu vou saber quando foi fecundado????


Preciso de resposta

Anônimo disse...

oi boa noite eu estou com 31 semanas gostaria de saber a data exata de faço 8mes

Anônimo disse...

Não entendo nada mais nada.. Gente eu to com 34 semanas e 5 dias.. Nas minhas contagens são 8 meses 2 semanas e 4 dias.. So o medico falou q apartir das 36 semans é q eu vou entras pro 8 meses.. E disse q 40 semanas são 9 meses...não entendo maos nada..

Anônimo disse...

Alguém me ajuda?
Ass: Mara Beatriz

Evelem disse...

Gente alguem mim ajude a minha ultima menstruaçao veio em março so q eu nao to lembrado o dia so que eu fiz ultra sonografia dia 24/09/2014 e deu 26/27 semanas ai eu queria saber quantas semanas eu estou agora

Anônimo disse...

fiz minha primeira ultra no dia 21/07/2014 e tava com 12 semanas e 6 dias e agora gostaria de saber com quantas semanas estou alguem mim ajude por favor?

Unknown disse...

Meu filho conheceu sua namorada no dia 13/10/2014, um mês depois ela veio dizer que estava grávida.Alguém pode engravidar tomando pilula durante 5 anos sem interrupção? Ontem, 29/01/2015 ela fez a ultrassom e o médico disse que ela estava com 16 semanas e 6 dias, você saberia me dizer quanto tempo ela está gravida e qual o provável dia começou a gravidez?

Anônimo disse...

Eu estou com.muita duvida eu fiz minha ultrason dia 19/10/2016 deu 18semanas e 3dias o médico da ultrason falou que estou com 4meses e meio quando eu vou completa 5meses agora,ne de a resposta pelo meu e-mail byola_bibi@hotmail.com

Anônimo disse...

Gente me ajude fiz a utrassom dia 16/08 estava com 8 semanas e 5 dias hoje 28/09 com quantas semanas estou?

Anônimo disse...

Minha DUM foi 03/01/2018 Dpp 10/10/2018 mas nas minhas contas se estou com 5 semanas pela calculadora eu entro no meu 2 mês esse fim de mês então será para meio de setembro não? pedidissima

Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com